quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Disparates - Só! (Também tenho os meus direitos)

Na minha Serra, lá mesmo em baixo quase a entrar na cidade, fica a Fonte dos Amores. Agora está seca, a água não corre, mas o espaço envolvente não está abandonado, um eufemismo para dizer que está ignorado, e ainda existem bancos de pedra, candeeiros de ferro e, claro, os Amores. Quando desço a Serra, quase todos os fins de tarde, vou até junto deles e sento-me para recarregar as baterias que gastarei na subida. Hoje, olhei para eles e reparei que até nas estatuetas os papéis da mulher e do homem são distintos. Fiquei satisfeita, porque eu, Mulher, acho que ser Mulher é um privilégio e, por isso, gosto quando vejo que a Arte reconhece a diferença.
Há coisas só de Mulheres, e coisas só de homens (já oiço os protestos indignados das feministas ferrenhas...), e as coisas de Mulher denunciam qualidade, subtileza, refinamento, que as coisas de homem (as maiúsculas e minúsculas não são acidentais) não têm (não sei o que têm as coisas de homens). Para mim, homens e Mulheres são diferentes e pronto. Não há melhores nem piores, mas há diferentes!
Nesta estátuas, a água (quando corria) estava mais próxima da boca do homem do que da da Mulher. Ele bebia primeiro, considerava-se o mais importante. Quantas vezes isto não acontece ainda? Ainda hoje, séc. XXI, há homens, e não são poucos nem pertencem a minorias ditas socialmente excluídas, que julgam que a Mulher lhes deve obediência, que devem ver sempre cumpridos os seus desejos. Felizmente, para a paz do mundo, as Mulheres conseguem, quase sempre, desobedecer-lhes em obediência cega... 
Faz-me confusão como, estando, aparentemente, a mulher tão próxima do homem, socialmente tão igualados nos direitos e deveres, na prática ainda há tantos homens a matar a sede antes das Mulheres.

4 comentários:

  1. Alguém escreveu que as Mulheres são de Vénus e os Homens são de Marte. Um livro que mostra bem que, para além das diferenças anatómicas, as Mulheres e os Homens pensam, agem e comportam-se de maneira diferente.
    E ainda bem! Ainda bem que assim é! Porque é a diferença que aproxima, que une, que completa.
    Só que acho que, Mulheres e Homens, para se assumirem verdadeiramente como tal, devem ser minimamente inteligentes para entenderem a complementaridade dessa diferença e não julgarem, os marcianos, que, por o planeta deles ser maior, são seres superiores e que as venusianas lhes devem obediência...
    Eu entendo-me lindamente com a minha venusiana e vice versa!
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. As próprias mulheres são as primeiras às vezes a permitir que exista essa inferiorização da mulher.
    Mas as coisas vão mudando.

    Bom feriado
    Feliz dia do professor

    ResponderEliminar
  3. Também acho, que, aceitar as diferenças homem/mulher é uma questão de inteligência.
    Mas, realmente há homens ainda hoje, que, se alguém lhes recorda que as mulheres também têm de beber água, eles respondam: "eu bebo, mas eu sou homem!"
    Esta senhora da fonte até está com um ar de humildade,a ver se cai alguma coisa para o lado dela...lá está que vai levar a água ao moinho dela, com a tal «obediência inteligente»...
    Há mulheres com "muita pinta"...?!

    ResponderEliminar
  4. Os homens ainda estão um pouco na idade da pedra. São mais lentos e não conseguem( a falta de inteligencia não lhes permite) acompanhar o desenvolvimento dos séculos...(perdoa-me,querido Avó)

    ResponderEliminar