sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Luz

Depois da chuva violenta, o dia acordou brilhante e lindo. É um tempo de cristal que envolve a minha cidade, a minha Serra, os meus sentires. Junto à barbacã, agora semeada de oliveiras cheirosas, há musgo e cogumelos bravos; na rua do Comércio cheira a castanhas e, à porta das tascas, as velhas tabernas de sempre, anuncia-se a jeropiga recente. Gosto de descer a rua, de saudar os meus conterrâneos de nariz vermelho e de sentir o frio intenso no rosto. É Portalegre com luz. Portalegre a tentar reagir, sobreviver, construir possíveis num tempo de impossibilidades. 
Escorrego no empedrado e rio-me com gosto. Se todas as minhas escorregadelas fossem assim, eu seria bem feliz... Recupero o equilíbrio e sinto o raio de sol, brincalhão e ousado, exigir os óculos escuros. Troco de óculos a tempo de contemplar o pedaço de Serra que o arco do ascensão emoldura. É a minha Serra a dizer que existe, que é forte, que está ali e brilha acreditando na magia da luz cristalina do novo dia. Faço-lhe companhia e acredito também. Acredito que sim, que é possível, que vale a pena, que a luta por uma nova luz ainda faz sentido! Hoje, canto ao optimismo e creio em novas possibilidades.
Hoje, reina em mim a força de viver! A culpa, creio, é desta luz lavada que cobre a minha cidade.

5 comentários:

  1. Onde houver luz, tanto a irradiar de dentro, como de fora, há alegria, força e vida.
    Bonita e acolhedora a sua cidade, assim vista pelos seus olhos.
    Faça sim, companhia à sua Serra.Tudo faz sentido com luz...

    Também adorava ver todos os dias a minha Serra, mas não posso...

    ResponderEliminar
  2. É sempre altura para sentir o optimismo, para o acordar das esperanças, para o renascer de uma nova vida.
    Temos é de ser sábios na paciência, para manter a serenidade e o equilíbrio, e acreditar nos valores da vida e nas oportunidades que estão à nossa espera!
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Também gosto muito deste sol cheio de frescura :D

    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  4. ...E se a luz não estivesse dentro das pedras, que seria das palavras, quando caem das árvores e endurecem ?

    A.Cabral

    ResponderEliminar
  5. E que esse espírito se mantenha.
    Um abraço

    ResponderEliminar