sexta-feira, 16 de agosto de 2013

ESTÓRIAS HERDADAS - 9

O NAUFRÁGIO
Na casa de Albufeira junto à FNAT, a casa do Cabrita, vivi Verões que nunca esquecerei! Lembro ainda a minha bóia pato, com boné azul e pescoço longo, os castelos na areia, os jogos de futebol que os rapazes faziam na praia, e o anoitecer. Nunca mais vi noites como as da minha infância algarvia, quando o céu parecia estender o manto de estrelas sobre o oceano, a noite chegava e, aos poucos, no mar iam-se acendendo luzinhas até que os dois azuis se confundissem num só. 


O meu Pai, que não sabia estar quieto mais do que cinco minutos, fez amizade com um pescador dali e, uma noite, resolveu ir à pesca e levar os "homens" da casa: - O meu irmão, um amigo da mesma idade, o meu primo aí com 7 anos, o meu tio e ele. Partiram ao fim da tarde, cumprindo a velha máxima de deixar as mulheres em terra, e ao anoitecer as senhoras foram para a varanda, mesmo sobre a praia, esperar o regresso dos nautas familiares. As luzinhas começaram a acender-se e, a cada uma, ouvia-se um ansioso é agora, são eles, que não se concretizava. 
Cumprindo uma rotina adulta que ainda hoje não compreendo, as mães despejaram em cima de nós a angústia e mandaram-nos desaparecer para a cama. 
Fiquei acordada, assustada, adivinhando cada ruído e chorando baixinho por pensar que o meu Pai podia não voltar e ficar para sempre perdido no meio daquelas mil luzinhas traiçoeiras. Algumas horas depois, ouvi barulho e vozes. Saltei da cama e fui espreitar por detrás da porta do corredor. Com o meu primo ao colo, todos ensopados, os homens voltavam. O barco, um barquito de pesca, começara a meter água, tinham voltado o mais depressa possível mas, mesmo assim, tinham feito o final da viagem a nado! Nunca mais houve pescarias nocturnas, o meu Pai passou a pescar no pontão sobre o esgoto (juro que é assim que me lembro!) mas eu, ainda hoje, quando vejo partirem barquinhos ao final do dia, lembro o susto que apanhei...

3 comentários:

  1. Deve ter sido terrível. Imagino o susto da sua mãe!

    ResponderEliminar
  2. Ouvi isto vezes sem fim! As aventuras da casa da casa do Cabrita! O Avô gostava tanto de as contar...
    beijos e saudades

    ResponderEliminar
  3. Chiça ...tadinhos!
    Albufeira é uma paisagem sempre bela, junto ao mar. Mas, aqueles milhares de pessoas que parecem, agora, formigas, o transito cortado por todos os lados -só apetece é fugir de lá a sete pés...

    ResponderEliminar