domingo, 25 de outubro de 2009

Caim e Saramago

Tenho tentado resistir à tentação de me pronunciar sobre a última coisa que o Saramago publicou. Tenho tentado calar-me, fingir que ignoro, aderir à social hipocrisia, bem valorizada no momento, e ficar muda. Mas não consigo! Se o homenzinho me irritava já, se achei uma enormidade a história do Nobel, se desespero por ter de impingir aos alunos O Memorial do Convento, muito mais me revolta que continuem a publicar o que, honestamente, considero lixo literário.
Saramago, a pessoa, quem é? Um operário sem estudos (porventura não foi culpa dele, mas não estudou), um comunista faccioso, um homem desactualizado, um emigrante ranhoso, um ateu ignorante. Só. Não é mais do que isto! O que ele diz da Bíblia revela, apenas, a sua ignorância e burrice. Se eu mandasse - e como eu gostava de mandar! - nem se falava nele, ou nas suas obras. O que o homem quer é publicidade e, se eu mandasse, teria de pagar muito caro para a ter!
Obviamente, não vou ler Caim. Obviamente, acho que o Nobel escreve mal. Não gosto do estilo, do tom, da estrutura, das imagens sempre repetidas e gastas, da fórmula ultrapassada. Mais do que insultar os católicos, e isso já era grave, este homenzinho repelente insulta quem pensa!! Haja paciência!!

1 comentário:

  1. E devido ao ódio familiar a Saramago eu nem o Memorial li!
    Mas tb acho que não perdi nada!

    Não te revolta tb o último Nobel da Paz?!

    Beijos

    ResponderEliminar