terça-feira, 13 de outubro de 2009

Marmelada


Já há marmelos, muitos, no meu quintal. Hoje, dia de grande neura e muito trabalho, cheguei a casa exausta, farta de computadores e escola, e resolvi ir fazer marmelada (da de verdade e possível). É difícil descascar os marmelos. São duros e parecem querer resistir ao abuso que é cozê-los, esmagá-los, torná-los pasta e enfiá-los em tijelas. Como se não bastasse, ainda lhes cozo as cascas para fazer geleia, com pouco ponto, como a Joana gosta. Sozinha na cozinha, com os dedos já a doerem e vendo o anoitecer lindo lá fora, dei comigo a pensar que os marmelos, pelo menos os do meu quintal, são muito melhores do que os homens! Os marmelos resistem, os homens cedem; os marmelos ficam doces, os homens andam cada vez mais amargos; os marmelos deixam-me bem disposta, os homens entristecem-me; os marmelos fazem doer os meus dedos, os homens magoam fundo a minha alma. Pus um tachão ao lume,muni-me de colher de pau e pus-me a pensar no que poderia fazer com os homens e uma colher de pau. Bem mexidos e misturados, talvez se conseguisse dar algum sabor ao mundo...
Depois, já com a luz acesa e finalmente com menos calor lá fora, conclui que os homens, afinal, são melhores do que os marmelos. É que eu detestava ter marmelos por cima de mim e, agora, um abraço masculino até me saberia a marmelada...

2 comentários:

  1. Mãe!
    Guarda marmelada e geleia para me trazeres qd cá vieres! A última estava fantástica! Acho que o Manel Bernardo adora marmelada.
    Mil beijos

    ResponderEliminar
  2. Hoje, de regresso a casa, fui "ver" de ti no virtual... Sempre tu. A revoltada. A que nunca desiste. A corajosa Luísa.
    Gostei de te ver talvez ainda mais, em pessoa, há dias. Que bom almoço. Que bom o bolo com velas (só duas = 20 anos). Que bom o teu sorriso. Que bom ver a Joana.
    Um beijo

    ResponderEliminar