segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

21 de Dezembro 1952

21 de Dezembro era, dantes, data a assinalar em minha casa. Os meus pais faziam anos de casados e havia, sempre, um Porto especial, que deixava a minha mãe a dizer ai-ai estou tão tonta, e a eterna história da canja de perdiz que os recebeu, recém-casados, na casa da Serra, na Casa da minha essência, chegados da cerimónia em Fátima. Nós, os filhos, ouviamos repetidamente a história, riamos, brincavamos e aprendemos a lembrar a data.
O casamento dos meus pais, a existência dos dois como um só, foi uma história de amor de espantar. Não me lembro, nunca, de ter ouvido o meu Pai dirigir à minha Mãe uma palavra azeda, e nunca ouvi a minha Mãe, que sempre teve um feitio torcido...,zangar-se de verdade com ele. Cresci vendo-os de mãos dadas, conversando sempre, constantemente cúmplices e dependentes um do outro. Cresci, vendo que o Amor é possível e real. Depois, quando eu falhei a vida, ou me desencontrei dela, mais valor dei ao amor entre os meus Pais. Fui com eles, nos últimos anos, a Fátima, repetindo o percurso de mais de 50 anos. Ao lado deles, com o senhor cónego Anacleto já muito velhinho, rezei e pedi um Amor para mim igual ao deles.
Hoje, lembro sozinha o Dia do Casamento dos meus Pais. Conto ao meu neto Manuel Bernardo a história da canja de perdiz, lembro para ele a urgência do meu Pai em ter só para ele a minha Mãe, e peço a Deus que me deixe legar ao meu menino a herança de paixão e ternura que o meu Pai me legou! Hoje, penso no meu Pai. Como sempre, com mais intensidade talvez. Hoje, bebo um Porto sozinha lembrando a possibilidade de um grande amor ser eterno!

2 comentários:

  1. De longe, associo-me com um imaginário cálice de vinho do Porto ao teu brinde: ao amor dos teus pais, duas pessoas de quem muito gostei! Ao amor, eterno ou não, perfeito ou não... Ao teu neto Manuel Bernardo! À Vida! Le Haim!
    um beijinho da M.J

    ResponderEliminar
  2. Mãe querida,

    Não me parece que estivesses sózinha...Tb eu me lembrei do casamento dos avós!
    Acho que toda a gente tem uma oportunidade para ser feliz...
    Adoro-te

    ResponderEliminar