domingo, 2 de outubro de 2011

Al Mossassa

Todos os anos é assim: - os mouros voltam a Marvão, enchem a velha vila de aromas estranhos e a história ganha vida. Os turistas, muitos, enchem as ruas, os automóveis ficam longe, a subida faz-se ofegando, a descida sorrindo já. A rua principal de Marvão, onde, tantas vezes, caminho imaginando histórias, é ocupada por tendas que oferecem chás, ginjinhas (deliciosas), túnicas coloridas, dança do ventre (algumas do barril) e reconstituições de profissões já desaparecidas. Voltam as forjas, as amêndoas acabadas de tostar, a cerveja artesanal, as primeiras castanhas da época e maçãs de Bravo absolutamente fantásticas. Há ainda os barros, os produtos de cortiça, e os muitos olá! tudo bem sorridentes e descontraídos.
Eu prefiro Marvão sem Al Mossassa. Prefiro Marvão silencioso, as ruas húmidas e cheias de mistério, a possibilidade de entrar com o meu automóvel e estacionar lá bem no alto, junto às ameias. Mas reconheço a importância destas iniciativas para promover, e divulgar, uma vila linda e uma região que tem muitas coisas gostosas, muita História rica e muitas oportunidades por explorar. Ontem, há pouco, o castelo de Marvão foi assaltado por hordas de árabes empunhando espadas mal afiadas (felizmente). Acho que os cristãos os venceram, mas não sei por quanto tempo...

5 comentários:

  1. Aquelas ginginhas, servidas bem geladas, em copos de chocolate que depois se comem, perdoam a invasão dos árabes em terras de cristãos.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Nunca fui à festa da Al Mossaka, mas Marvão é com certeza "melhoR sem festas... Cada um tem as suas manias...e eu penso como tu!
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Por acaso acho até que os árabes desse tempo trouxeram muita coisa boa... Eram poetas,arquitectos, sábios... foram tolerantes. Eram "civilizados"...mais do que os nosso queridos cristãos...tão bárbaros!
    hahaha!
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Também concordo que Marvão é mais belo sem a Al Mossassa.

    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Querida,
    Marvão é sempre bonito, com ou sem feira. E não digas mal, foi uma bela tarde! E uma belas Ginjas!!
    Mil beijos

    ResponderEliminar