quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Dia do Professor ?

Deveria eu estar hoje de parabéns, estar em festa, ir passear e celebrar o dia do professor. É que eu sou professora há já 28 anos!
Só que, ultimamente, tenho vivido experiências profissionais tão traumatizantes que não me apetece festejar.
Eu acredito na importância do que faço, esforço-me por fazer o melhor que sou capaz, não fujo ao trabalho, vou com os alunos descobrindo a vida, construindo saberes. Com eles, fui já até Bruxelas, Paris, Estrasburgo, Bristol, Stavanger (Noruega), Espanha, Itália, Porto, Lisboa, Coimbra, sei lá mais onde. Com eles vivi  (e vivo) alguns dos melhores momentos da minha vida. Com eles já passei, com erros eventuais da minha matemática deficiente, cerca de 9125 dias, 219000 horas. É tempo!!
Não é dos meus alunos que me queixo. Eles ouvem-me, creio que me compreendem, tecem laços comigo e deixam-me saudades quando partem. Às vezes, de longe, procuram-me e eu fico sempre feliz por poder reencontrá-los. Ser Professor, para mim, é fascinante, é descobrir sentido para a vida, é poder ajudar gerações a serem Pessoas inteiras, é ser agente de um Humanismo cada vez mais necessário no mundo.
No entanto, desempenhar a profissão de professor, hoje, em Portugal, é ser-se humilhado, é sofrer, é ser-se capacho de uma sociedade acéfala e sem nenhum respeito pela cultura e pelo saber - Como poderia respeitar-se o que não se conhece? .
Eu hoje não estou a festejar nada. Porque o meu ser Professora não tem nada a ver com estas celebrações hipócritas e carregadas de banalidades.
Hoje, neste feriado, eu esgoto o tempo preparando aulas, criando textos e, para me homenagear, logo à noite vou trazer para junto de mim todos os verdadeiros professores que conheço, vou trancar a porta dos sentires aos outros, e nessa boa companhia vou rever (pela centésima vez?) o Clube dos Poetas Mortos!

2 comentários:

  1. PARABÉNS À SRA PROFESSORA!

    ResponderEliminar
  2. Acho que tem que se felicitar. Embora acredite e concorde com a sua realidade, acho que se deve sentir orgulhosa por ser uma boa professora, como um bom arquitecto deve sentir orgulhoso do seu trabalho, ou um bom médico do seu.
    Por isso a FELICITO. Lhe dou os PARABÉNS.
    A CUMPRIMENTO.

    ResponderEliminar