segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Ei-la!

Faz carreirinhos no vidro da janela, lágrimas de alívio desalentado, criando pequenos lagos no parapeito. Vejo-a do lado de dentro, aquecendo as mãos na chávena larga de café forte, e sinto-a escorrer também dentro de mim. Fazia falta nos meus sentires, nos campos gretados e secos, na vida das gentes, creio eu. Olho os carreirinhos, ordenados, nascendo em gotas minúsculas e criando pequenas ribeiras grossas. Como a vida, os meus sentires, as estórias que nos tecem. Começa fácil, fininho, e vai-se enchendo de pingos gordos, de lágrimas salgadas, de desilusões e ausências, terminando num lago de águas estagnadas e baças onde, muitas vezes, nos tornamos (eu me torno) náufraga da vida.
Eu gosto da chuva! Gosto da autenticidade do Inverno, da fúria do vento que deita ao chão as nozes da minha nogueira, do frio que pinta de vermelho a ponta o nariz das minhas crianças. Gosto do cheiro da lareira, das romãs rubicundas, dos marmelos a cozer anunciando, na minha cozinha, o possível regresso de um D. Sebastião para construir um Portugal novo e com sentido mesmo.

5 comentários:

  1. Como o D.Sebastião era para vir numa manhã de nevoeiro, quem sabe ele não virá, agora, neste outono que teima em aparecer, mas que já nos traz manhãs nebulosas?

    Gosto do Outono, da chuva, da lareira, das castanhas assadas, dos passeios no campo a ver os cogumelos, os ouriços...

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Também eu adoro a chuva!!
    Não há estação mais maravilhosa,mais mágica que o inverno.

    ResponderEliminar
  3. Eu não gosto de chuva nem do inverno.
    Mas gosto da chuva que se vê da sua janela, com o cheiro do marmelo a cozer, a chávena de café quente a aquecer as mãos (deve ser a tal chávena bojuda, a "Ímpar"), gosto de ver as nozes a cair da sua nogueira, com o vento, das romãs "rubicundas"(apesar de não saber bem o que é rubicundo), do cheiro da lareira...os cheiros e sentires do Outono que tanto aprecio.
    Só não gostaria de ver aparecer aí, o D.Sebastião...

    ResponderEliminar
  4. A Setôra não fique enervada comigo, pois já me concentrei e já sei que rubicundo é rubro, cor de rubi, vermelho...

    ResponderEliminar
  5. Belo post minha querida! De acordo com o anónimo: deve ser bom tomar um café quente ao pé de ti, na tua casa, a ver a chuva.
    Também não queria por cá o D. Sebastião! Chega desses falsos desejados!
    Beijo

    ResponderEliminar