sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Quando o mundo se une para nos/me tramar

O Rui Veloso canta um poema onde diz que não é fácil ser jovem porque, às vezes, parece que o mundo inteiro se une para os tramar. Apetecia-me telefonar-lhe a sugerir que alterasse a letra porque também eu, adulta, sinto que, às vezes, o mundo se une para me tramar. E fá-lo com requintes de malvadez, conjugando acções num mesmo dia, para que não me esqueça do seu poder. Sinto-me como se viesse contra mim um exército fantasma para me azucrinar a existência.
Ontem, foi um dia assim. Comecei com um aluno agarrado ao telemóvel qual tartaruga à carapaça, circulei 20 kms atrás de um camião espanhol a deitar fumos mal-cheirosos, e acabei a tarde a tentar trabalhar num espaço onde a sala estava quente e suja, o computador não abria os meus documentos (incompatibilidades de sistemas), a internet não existia e, logo ao início, dois colegas foram embora por não estarem com disposição (nem ousei perguntar disposição para quê...). Como canta o Rui Veloso, voltei para casa na companhia do meu Tontom e certificando-me que não havia mesmo estrelas no céu.
Agora, quando já devia estar a dormir bem descansada, estou com uma espertina irritada que me impede de sossegar! Eu tenho desenvolvido as minhas próprias defesas às desilusões e aos contratempos - que remédio! - mas, às vezes, ainda acho que o mundo inteiro me quer tramar.
Talvez seja presunção minha pensar que o mundo se vai incomodar comigo, mas ao menos esse direito ninguém mo tira!

4 comentários:

  1. Há dias assim, em que tudo começa mal logo à primeira. Depois, os azares, as contrariedades, os contratempos, as desilusões, os incómodos engrenam uns nos outros e é um ver se te avias de maus correres.
    Mas também há dias que começam bem e tudo corre delícia, escorre como manteiga, dias que sabem como chocolate...
    Se o ontem foi assim, chato e irritante, o hoje, quem sabe, não vai ser melhor? Doce e aconchegante? Quem sabe?...
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Mas os estudantes podem levar os telefones para dentro das aulas? Credo!!
    Estes cavaleiros da "Cruzada" estão aqui para defendê-la das tramas, tenho a certeza absoluta que a defendiam se a conhecessem...
    -Não se esqueça que, ainda que o céu esteja nublado, há sempre estrelas...e chocolates...e filmes como o Clube dos Poetas Mortos...
    Tenha uma boa sexta-feira.

    ResponderEliminar
  3. Há dias assim!
    Com imaginação eu descobria-lhe aí o lado bom de algumas dessas situações, mas para não me chamar de louca...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Querida, o Mundo gosta disso. Ultimamente também tenho sentido que o Mundo, o meu mundo, se tem unido para me tramar. E sabes o pior? Tem conseguido!
    E sabes quem me tem ajudado a permanecer em pé? A minha Mãe. Porque a Minha Mãe é simplesmente fenomenal! Se há algo de bom no Mundo, é,sem dúvida, a Minha Mãe!

    ResponderEliminar