terça-feira, 3 de julho de 2012

Em cima do joelho...

Senhor Ministro Nuno Crato,
Será que lê blogues? Será que tem alguém que lhos leia? Não sei. Mas, considerando o desprezo que tem mostrado pelas novas tecnologias, imagino que nem saiba o que é isso... De qualquer forma, e porque com a crise não quero gastar dinheiro em selos, vou usar o meu blog para lhe dizer o que penso.
Fui uma acérrima defensora sua. Li o "Eduquês" e identifiquei-me, de forma geral, com tudo o que dizia. Quando o soube ministro, enchi-me de esperança! Acreditei que, finalmente!, havia na educação quem soubesse da "coisa" e não meros políticos a prazo. Fui acompanhando a sua acção e gostei de ver como, pensava eu, trabalhava calmamente, pensando, planificando, procurando a mudança sem causar tormentas. Afinal, foi mera ilusão minha! O senhor ministro não tem de facto uma noção real sobre a Educação, o senhor ministro tem é uma série de frases feitas e saberes anquilosados sobre Educação... Hoje, à escola não pode caber, apenas, a transmissão de conhecimentos e a avaliação não pode resumir-se à realização e classificação de exames! Os exames, senhor ministro, não são a salvação da educação!
Mais exames, sim, senhor ministro. Mas, também, mais educação, mais espaço para as artes, mais espaço para "a pessoa que mora em cada aluno", mais espaço para a leitura, para a escrita, para a oralidade. Senhor ministro, faz falta espaço para formar pessoas e não, apenas, para classificar e etiquetar aprendentes. Avaliar tem de implicar ajudar a superar erros e dificuldades.
Senhor Dr. Nuno Crato não consigo, também, concordar com a sua ideia de turmas por níveis. Estaremos a iniciar a discriminação logo aos seis anos? Teremos as turmas dos bons e as dos burros? Como será que se reconhece um adolescente que é integrado na turma de nível dito reduzido? Tem noção, senhor doutor, que os alunos são pessoas e que, muitas vezes, há alunos fracos que evoluem muitíssimo na relação com os seus pares? Sabe, senhor doutor, que ensino individualizado pode acontecer numa turma e não em grupos de diferenças? O senhor ministro tem filhos, decerto de "nível superior", imagine o que seria se lhes dissessem que seriam integrados nas "turmas dos burros"... Senhor ministro, mais exames, sem dúvida que sim. Mas, sobretudo, mais e melhor educação. Mais tempo para os professores estarem com os alunos, mais tempos para desenvolvimento de actividades de enriquecimento pessoal e, com certeza, mais saberes!
Senhor ministro, sou professora há 30 anos. Já tive sonhos, já desanimei, já desesperei, já ousei, já organizei viagens, colóquios, actividades, intercâmbios, experiências. Neste momento, senhor doutor Nuno Crato, peço apenas que me deixem trabalhar e que não surjam mais propostas em cima do joelho...
Com as mais sofridas considerações,
Luísa Moreira

1 comentário:

  1. Parabéns, Luísa! Por reagires sempre! Por dizeres alto o que outros não dizem, até porque devem achar que é um diálogo de surdos.
    Mas tu não desistes, nem aceitas.
    Um grande beijo e a minha amizade
    M.J
    o falcão

    ResponderEliminar