segunda-feira, 10 de junho de 2013

Portugal

Hoje, é dia de Portugal! Nesta data, em 1580, morria o maior poeta português, Luís Vaz de Camões, em total miséria e abandono. Mas a data ficou e a ela se associou o Dia de Portugal! Sei que é dia de muitas outras coisas, mas para mim é o Dia de Portugal! Há tanta coisa para dizer... podia falar da crise, lembrar a corrupção gritante, as injustiças sociais crescentes, o desemprego chocante, a revolta social galopante, a mediocridade cultural, etc., etc... Podia até brincar com o facto de em Elvas, onde vão decorrer as cerimónias oficiais, haver um Coliseu Roldão de Almeida, um parque de estacionamento Roldão de Almeida, uma rotunda Roldão de Almeida (o actual presidente da Câmara - imagine-se)!!

Mas não me apetece falar de nada disso! Esta madrugada, quando a insónia me faz tentar a leitura tardia e ligar o computador, apetece-me lembrar factos relevantes da nossa história. Para nos lembrar que temos raizes, que temos ainda do que nos orgulhar!
Lembro Afonso Henriques, corajosamente combatendo os mouros; lembro D. Dinis, plantador de naus a haver, escrevendo na noite o seu cantar de amigo; lembro D. Nuno Álvares Pereira e as mil padeiras de mil Aljubarrotas; lembro Fernão Lopes, inaugurando a escrita moderna, cronicando com técnicas de futuro; lembro Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral, Diogo Cão e Afonso de Albuquerque; lembro António Vieira lutando pela igualdade, pregando pela justiça; lembro João V e a biblioteca Joanina, e a biblioteca de Mafra, e o aqueduto das águas livres; lembro os jesuítas perseguidos pelo marquês de Pombal; lembro D. Maria e D. Luís; lembro Almeida Garrett e Eça de Queirós; lembro Bocage e Florbela Espanca, José Régio, José Duro, Aquilino Ribeiro, Miguel Torga, Bernardo Santareno, Sophia de Mello Breyner, e tantos - tantos outros! Lembro, ainda, o meu Fernando Pessoa, com Bernardo Soares, Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos!
Ah! Este meu Portugal não é apenas terra de maus políticos e gente ruim! Não é mesmo!!
EU gosto de Portugal!!

4 comentários:

  1. De facto Portugal é grande demais, para se amesquinhar a lembrar os maus políticos e a gente ruim! Portugal tem História, tem Grandes Homens, tem Pessoas Boas e Boas Pessoas...
    Portugal somos nós!

    ResponderEliminar
  2. Quando tudo parece perdido, faz bem lembrar a força que temos e que nada tem a ver com os discursos idiotas que encheram esta manhã!

    Ana

    ResponderEliminar
  3. Lembrar? A recordação nada traz de volta, e a senhora só apresentou coisas boas. Ou nem tanto... o D. João V deve ter sido antepassado de Gaspar! Vale pela escrita que sabe sempre bem.
    António

    ResponderEliminar
  4. Viva Portugal, vivam muitos Portugueses!
    Fez bem lembrar estes estes distintos e grandes Homens!!
    Também gosto de ser portuguesa e tenho muita orgulho e honra apesar de "tudo", neste belo País!!
    Somos gente do melhor que há...

    ResponderEliminar