terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

DESILUSÃO

Dizem que só se desilude quem tem ilusões e, sendo assim, quem não sonha, quem não deseja nada, nunca se desilude. Obviamente, é uma frase com verdade. Verdade fria, mas verdade.
Mas será possível viver sem sonhar, sem desejar, sem acreditar e voltar a acreditar em impossíveis? Há uns tempos, um aluno, a meio da leitura apaixonante (para mim) de um texto de Mia Couto, perguntava se saía para o teste. Indignada, tentei provar-lhe que nem só de pão vive o homem, que não é o teste que interessa nas aprendizagens. Ele calou-se, mas eu sei que achou que eu estava a divagar... Hoje, lembrei-me deste incidente quando tentava arrumar uma desilusão mais no canto da gaveta das memórias tristes. Felizmente, deixei muito espaço em volta, porque sei que vou ter de colocar lá muitas mais. Se assim não fosse, o que seria a vida? A minha...

Sem comentários:

Enviar um comentário