quarta-feira, 19 de março de 2014

DIA DO PAI

Pai, fazes-me falta. Lembro o teu sorriso, a forma doce como vias, comigo, adormecer o dia, os passeios longos, as viagens, a procura daquele restaurante, aquele de que nos tinham falado... Tenho saudades da tua pressa constante, das idas rápidas à praia porque tu não sabias estar quieto muito tempo. Recordo tanta coisa! As caçadas clandestinas, a casa cheia de flores para receber os teus muitos amigos, a preocupação com o bem estar de todos, as visitas a Coimbra que apelidavas de romagens de saudade. 
Saudade é o que sinto hoje. Esta dor funda, apertada, impossível de aliviar.
Hoje, na nossa Serra, bem cedo ainda, ouvi o cuco cantar. Abri a janela da varanda, deixei entrar o sol tímido de inverno, voltei a ler a máxima que nos deixaste na parede "O oxigénio dos ares é dos melhores medicamentos//muitos o desprezam//por não custar dinheiro". Há tanta coisa que desprezamos por não custar dinheiro... A compreensão, a ternura, o tempo da amizade, o amor até. Desprezamos até o outro e, às vezes, desprezamo-nos a nós mesmos. Eu faço-o.
Pai, fazes-me tanta falta. O tempo, o meu, ficou mais vazio e eu sinto-me mais  sozinha.
Pai, ensinaste-me que Deus sabe tudo mas, cá para mim, Deus não sabe como foi injusto ter-me deixado sozinha...
Pai, hoje é o teu dia, dizem. Para mim, o teu Dia é cada dia. Cada olhar no horizonte que alcanço da varanda pequenina, cada anoitecer na Serra, cada caminhada à beira-mar, cada ouvir do cuco que anuncia a Primavera. Pai, quero acreditar que estás aí. Aqui. Que vigias e estás perto. Mas tenho tanto medo... Fazes-me tanta falta!

3 comentários:

  1. Texto escrito com o coração. Fizeste-me emocionar. Um beijinho

    Lena

    ResponderEliminar
  2. Luisa, linda homenagem ao seu pai, que eu também conheci. Gostava tanto de acreditar, como a Luisa parece acreditar que um dia, numa outra dimensão, pudéssemos de novo"abraçar" todos aqueles de quem sentimos uma terrível falta!

    ResponderEliminar
  3. Um texto intenso.
    António

    ResponderEliminar