terça-feira, 11 de março de 2014

INTERMÉDIOS

Calhou-me, hoje, ir vigiar a realização do teste intermédio de matemática numa turma de 11º ano. Vigiar é um serviço que detesto fazer! Sei que tem de ser feito, claro, mas detesto que me toque a mim... Não gosto de fazer de polícia, não gosto de estar tanto tempo só a olhar, não gosto da ansiedade que vejo nos alunos. Mas, enfim, não se pode viver fazendo só o que se quer e, por isso, cumpro o melhor que sou capaz esta tarefa. (Como cumpro outras, porventura bem mais idiotas...) 
Mas, hoje, deu-me para pensar que talvez estejamos a abusar de exames e provas. Exames, provas intermédias, testes e, no fim, pouco tempo para a construção efectiva de aprendizagens. Também hoje, protestando por eu os desafiar para a dramatização de uma peça, os meus alunos de 8º ano alegavam ter onze disciplinas! Incrédula, fui verificar. Têm mesmo!!! Como é possível? Como podem os miúdos aprender mesmo, trabalhar nos seus portefólios, fazer leituras, gostar de aprender a aprender?! Como podemos defender, como faz - e BEM! -, o Ministério da Educação, a valorização da leitura, o treino da escrita, a aprendizagem da expressão oral, com uma carga de disciplinas assim?! 
Pensando em tudo isto, no nonsense que predomina no sistema educativo português, não consigo deixar de respirar de alívio por já não ter filhos na escola...

3 comentários:

  1. Quando a minha neta R e o meu neto N eram pequeninos e já nessa altura as coisas iam muito mal, sempre tive esperança que quando chegassem onde estão agora já muita coisa teria mudado. Infelizmente não, a R está no 9º e o N no 8º e tudo está na mesma! Tenho pena deles e da minha filha que se esforça por colmatar todas as falhas da escola,mas que muitas vezes fica impotente pela falta de tempo.
    Se os meus netos vivessem em Portalegre certamente já lhe teria pedido para os por a escrever bem, com graça, fluentemente... como fez aos meus rapazes!

    ResponderEliminar
  2. São doze disciplinas!!!

    ResponderEliminar
  3. Imagina como será no tempo da Constança... É isso que me assusta... Terá mesmo a minha filha de Crescer/aprender(?) neste sistema???

    ResponderEliminar