sábado, 10 de outubro de 2009

Outono


A terra vestiu-se de novas cores, o Outono chegou sem querer saber do calor que continua. É a minha estação preferida, o Outono. Gosto das manhãs frescas, dos dióspiros, das romãs, dos marmelos que tanto custam a descascar. Hoje, véspera de eleições que me preocupam e angustiam, senti o Outono com força. Reparei que a relva está cheia de cogumelos, vejo sempre lá os duendes carregados de magias e guizos sonoros, e pisei sem querer os medronhos que já amadureceram. Se eu pudesse, gostava de poder conversar, conversa séria, com os duendes do meu quintal. Porque os duendes vivem séculos e, por isso, sabem muita coisa, acho que sabem mesmo tudo. Além disso,como o tempo não os persegue, nunca têm pressa, conversam ouvindo, riem-se com vontade e divertem-se com verdadeiro humor. Gostava de perguntar aos duendes como fazer para despertar nos meus alunos do 11º ano o gosto pela leitura, pela escrita, pela aprendizagem. Gostava que me ensinassem uma poção mágica para fazer aqueles miúdos, alguns..., crescerem sem a necessidade diária da prática da idiotice! Também gostava de saber se os duendes conhecem a magia para fazer as pessoas pensarem...É que, no meu país, essa actividade parece-me ter-se tornado escassa!!
Se debaixo dos cogumelos, tortulhos, do meu quintal, estivessem os duendes da minha infância, de certeza me explicariam porque é que a vida, a minha, se esgota em excessivas ausências!

2 comentários:

  1. Eu nunca estou ausente! Pensa antes nas "presenças", pensa nos nossos planos fantásticos! Vamos estar sempre as duas!
    Adoro-te mãe querida

    ResponderEliminar
  2. Tem razão a Filipa: voz autêntica! Não há só ausências: há presenças todos os dias! Basta ver como os teus ex-alunos te escrevem para perceber quanto és -foste, e serás- importante para eles. E como estão presentes...Todos os dias...mesmo que pareçam ausentes, a precisar de ser despertados pelos tais duendes da tua infância...
    E os amigos? Aqui estou a lembrar-te que me lembro e me lembro e me lembro de ti!

    ResponderEliminar