terça-feira, 8 de junho de 2010

Chuva no pedaço!


Uma destas manhãs, bem cedo, ao descer para a cidade, vi a minha cidade a despertar. Qual humana, empurrava com jeito preguiçoso o édredon de nuvens e deixava, aos poucos, entrar o sol. Não resisti a, ignorando a minha natural incapacidade para máquinas, parar o carro e fotografar o momento. Olhei, há pouco, de novo a fotografia e, como hoje chove e faz frio - tempo doido este! -, achei que, se calhar, a cidade vai ter de recuperar o édredon...
Deixando solto o pensar, esbarrei com a ideia absurda, mas já posta em prática, dos mega agrupamentos de escolas! Para poupar dinheiro, porque o governo português só poupa onde deve investir, assistimos ao encerramento de escolas e à junção, sob a pomposa designação de "Mega Agrupamento", de muitas outras. Não se pensa como vai ser possível trabalhar em territórios educativos com mais de mil alunos, nem nos efeitos negativos de diferenças de idades de dez anos, nem nas condições de segurança, menos ainda no trabalho dos professores. Pensa-se, exclusivamente, em poupar euros porque, escandalosamente, este é o governo que ainda não percebeu que investir na educação é criar capital humano. Este é o país onde um par de chuteiras vale mais do que um cérebro inteligente! Apetecia-me, por isso, ter o poder da minha cidade e puxar um manto intenso de nuvens negras que cobrisse, de vez!, este Portugal que me entristece a cada segundo!!!

2 comentários:

  1. Querida,
    quantas vezes, da varanda do avô, ouvi, sentada ao teu colo, a história do sol que tem frio e puxa as nuvens para se aquecer...
    Ao contrário do sol, que enche cada dia de novas ilusões, novos sonhos, este Portugal que teimam em mal tratar apenas tem tristeza,problemas, angústias..
    Mas TU ensinaste-me a acreditar! A sonhar!
    Não vamos deixar que um grupo de "BADA..." estrague este resto de país...
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  2. Uma belíssima fotografia. Parabéns na vertente literária, parabéns na vertente artística. Aconselho a todos os visitantes do blog a «roubar» uma – tal como eu fiz. Antes que se esgotem…

    MFonseca

    ResponderEliminar