sábado, 12 de junho de 2010

Santo António

De Pádua, ou de Lisboa, ou aqui mesmo de Portalegre, onde também é patrono, o Santo António é um santo da minha simpatia. Acho que gosto dele sobretudo por causa do Sermão de Stº António aos Peixes, escrito pelo outro António que, embora frade, não era santo. Mas era, sem ser santo, um homem de todos os tempos!!
Há pouco, lendo na net mais uma das milhentas anedotas sobre o eng. Sócrates, desta vez com o objectivo de provar que entre este e o Verdadeiro Sócrates nada há de comum, lembrei-me de como António Vieira soube criticar os maus dirigentes, soube condenar uma sociedade acéfala e centrada, apenas, no interesse económico. Na época, séc. XVII, era preciso falar de igualdade, justiça, verdade, dignidade humana. Hoje, séc. XXI, é preciso voltar a falar dos mesmos Valores e, sobretudo, é preciso lembrar que, para além da crise, há vida e seres humanos.
Domingo, festeja-se o Santo António e, para mim, se ele cá voltasse voltaria a ter como única audiência os peixes!!!

1 comentário:

  1. O pregar aos peixes do S. António tem um significado mais profundo a nível do relacionamento humano. Os chineses falam-nos da «verdade interior» que é bem diferente das «verdades» que por aí circulam. A «verdade interior» convence porcos e peixes – dizem eles! As outras «verdades» convencem apenas e somente os paspalhões.

    MFonseca

    ResponderEliminar