quinta-feira, 24 de junho de 2010

SILÊNCIO

Gosto do silêncio. Talvez por viver no meio do barulho constante dos meus queridos alunos, porventura por ter crescido com mais três irmãos, gosto do silêncio. Gosto de ficar no silêncio divagando, ou só a ler, sem nada interferir na paz que procuro. Tenho a mania (uma das muitas) de dizer que preciso de escutar o silêncio e que se aprende, muitas vezes, mais com o silêncio do que com sonoros discursos.
No entanto, nem sempre o silêncio augura algo de bom... A prová-lo, veja-se o que se tem passado com o Ministério da Educação. Mantiveram-se calados, muito calados, e agora, quando os professores andam embrenhados em exames, matrículas, relatórios, começam a publicar os documentos que urdiram - é o termo! - no silêncio da 5 de Outubro. Está aí o novo estatuto da correira docente, a manter, no essencial, as aberrações que já existiam; está aí, também a nova proposta de organização curricular e, claro, estão aí os Mega Agrupamentos. Ainda não li tudo com a necessária atenção mas, pelo que li, parece-me que este ME precisa de ouvir a voz da razão e deixar-se do silêncio da conspiração!!

1 comentário:

  1. Abstraia-se dos problemas educativos e, mais tarde, procure respostas e soluções no silêncio permanente e inigualável que reveste o seu coração!

    Beijinhos

    ResponderEliminar