domingo, 8 de janeiro de 2012

Abandono

Ali no meio da Serra, rodeada de pinheiros e arbustos, fica a ermida de São Mamede. É uma igrejinha que sugere mil estórias, desafia a imaginação, provoca pensares e entristece sentires.Chega-se lá por um caminho esburacado, com pedregulhos que exigem a atenção dos condutores mais experientes, depois de uns quilómetros, poucos, pelo coração da Serra. A capelinha tem muitas divisões, restos de madeiras de andores, altares destruídos, ervas a nascer pela mão de Deus (ou do diabo?).  Perto, no que outrora foi o adro de muitos encontros, eu imagino bailaricos e namoros a despontar, há agora vestigios de sexo apressado. Faz pena ver o estado a que chegou a capelinha que, juro, nos olha num desconsolo humilhado que nos envergonha. Não sei de quem é a responsabilidade, ou falta dela, mas custa-me ver aquele espaço assim. Talvez fosse possível criar uma rede, uma cadeia de amigos de São Mamede, para recuperar a velha capelinha.
Hoje, ao vê-la, lembrei-me do conto Natal, de Miguel Torga, e vi o velho Garrinchas, gelado, chorar a impossibilidade de ao menos ali encontrar abrigo.

4 comentários:

  1. Faz pena ver o nosso património, a nossa história, a nossa riqueza, a esboroar-se desta maneira.

    Os exemplos são múltiplos!

    Mas, felizmente, também há bons exemplos de recuperação, sinal que nem tudo está perdido!

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Mas os roubos e vandalismo também às vezes não dão tréguas.

    Um bom Domingo (quem sabe num passeio pela sua serra)

    ResponderEliminar
  3. Faz pena realmente ver as capelinhas abandonadas,
    vandalizadas.Lá pelo norte,assaltam-nas,levam os santinhos e vão mesmo tirar os sinos também. Dantes, havia por lá, algum respeito pelo sagrado, agora, nem há respeito e nem há polícias ...!
    O Garrinchas de Torga, era do bom tempo e a capelinha da Senhora dos Prazeres lá para o Douro, estava bem preservada por aquela gente boa, ainda com principios.
    Pode ser que alguém se lembre de olhar para esta capelinha de São Mamede!!

    ResponderEliminar
  4. Professora Luísa, ainda há pouco tempo por ali passei e senti tristeza por ver o abandono daquela igreja, daquele largo. A paisagem é lindíssima.
    Como as coisas estão complicadas não será fácil arranjar alguém para embelezar a igreja da maneira que merece, mas tenho uma ideia engraçada e acho que a professora seria uma grande ajuda.
    Ideias!!! O que eu gostei desta ideia que tive ao escrever este comentário, eheheh.
    Beijo

    ResponderEliminar