sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O Atraso

As desculpas já não colam. Ninguém acredita na avaria do despertador, na morosidade do fogão onde aquece o leite, no tempo excessivo que a irmã ocupa a casa de banho, no movimento da rua de 200 metros que o separa da escola. O atraso acontece diariamente e origina, invariavelmente, faltas injustificadas e ralhetes dos professores. A cada manhã promete que, amanhã, será diferente. Mas o amanhã surge sempre repetindo o hoje, o ontem, o  sempre. Repetindo o atraso. Um dia, garante a directora de turma, vai chegar atrasado à vida. Vai ser tarde demais para alguma coisa. Ele olha os seus 17 anos e ri-se. Tem o tempo todo do mundo! Tem mihões de horas para mudar o ritmo, tem biliões de oportunidades, para quê correr? Que importância têm dez minutos de atraso a cada dia?
A directora de turma regista as faltas. O que fazer para que este miúdo chegue a horas? Onde iremos parar se continuarmos no laxismo, no deixa andar? Olha o jovem ensonado que sempre chega depois do sumário e treme. Treme por ele. Por eles! Pelos miúdos com um futuro urgente a que, teme, chegarão atrasados.
 São perspectivas...

3 comentários:

  1. São as pessoas a adiarem a vida, a saltarem já para o comboio em andamento, a ficarem com o lugar que estiver disponível ou a terem de ficar em pé enquanto os outros estão, confortavelmente, sentados.

    Gostamos de pisar o risco, gostamos da tolerância académica dos 15 minutos, da meia ou uma hora das assembleias gerais para terem início... Somos assim!

    Quem é pontual, aqui, já sabe, tá tramado!

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Aqui, como em muita coisa, tem muita influência o ambiente familiar. Mas os jovens, mesmo com bons exemplos, gostam e transgredir. Oxalá lhe passe. Pior para ele se não passar.
    A falta de pontualidade, é uma falta de respeito para com os outros.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Perspectivas de um futuro não muito risonho.
    Pelo menos tentar durante uma semana ligar-lhe para casa para o acordar, só para ver a desculpa que ele daria, seria uma boa iniciativa.
    beijo

    ResponderEliminar