domingo, 1 de janeiro de 2012

Ano Novo

Sem embrulhos nem laços, com espumante e passas, com rituais mais ou menos idiotas, chegou 2012. Traz 365 (ou 6?) dias a estrear e eu, sei lá porquê, receio que não sejamos capazes de os encher de sentido.
Dantes, no tempo em que eu ainda acreditava em intenções, fazia uma lista de decisões de ano novo. Procurava um papel especial, escolhia o castanho para a minha caneta de tinta permanente, sentava-me no silêncio do meu quarto e começava a assumir compromissos comigo própria. Normalmente, em Fevereiro já eu tinha esquecido as intenções e o papel, esse mesmo muito cuidado, estava enfiado no fundo de uma gaveta cheia de coisas inúteis. Então, achava que as minhas intenções tinham sido esquecidas por serem ridículamente impossíveis, mas acho que era desculpa minha. Verdade, verdade mesmo, é que as intenções a longo prazo nunca resultam. Hoje, já aprendi, aprendi de forma bem dura, que o caminho se faz andando, que a vida se cumpre num fazer de pequenas coisas, que as grandes decisões são tão pontuais que se esgotam num instante. Hoje, sei que a vida se faz de entrega constante, de dádiva quotidiana, de verdade eterna. Hoje, sei que que cada ano apenas me oferece mais horas para eu fazer render como for capaz. E, às vezes, sou muito pouco capaz!
Mas, ainda assim, mesmo sentindo uma apreensão dolorosa face ao hoje e ao amanhã, este dia é de esperança, de fé, de acreditar. Eu acredito que é possível fazer-se um mundo melhor, que é possível aproximar nações, que é possível dar cor viva à felicidade. Eu acredito que, se cada um de nós quiser, este 2012 pode mesmo ser diferente. Mais humano, sobretudo. Hoje, eu acredito e, assim, certa de que as letras podem eternizar desejos, deixo votos de EXCELENTE ANO DE 2012 a todos os que ainda lutam pelo sentido da vida!

3 comentários:

  1. Texto lindo, humano, preciso...
    Mesmo não se escrevendo a tal lista, nós acabamos por cumpri-la, todinha, com o tempo e ao sabor das marés da vida; pode é não ser nas datas que tinhaos estipulado, exactamente.
    Eu também acredito, que se pode construir um mundo melhor. Encontra-se por cá, ainda, muita solidariedade, em quem goste de lutar pelo sentido da vida.
    Escreva Sra.Professora, pois contribui muito para essa causa...
    Que tenha um excelente dia de Ano Novo!

    ResponderEliminar
  2. Na verdade que este 2012 seja o ANO de ACREDITAR.

    Acreditar que muita coisa vai mudar, Acreditar que a vida vai ser diferente, Acreditar que o Sonho será a Realidade, Acreditar que a vida vai ser Mãe em vez de ser madrasta.

    Acreditar, sobretudo, em nós próprios e na nossa Força.

    Coragem!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Bom Ano para ti, querida amiga!
    Vais encontrar um ano e viver como sabes:entregando-te.
    Mas vais receber muito em troca! (até parece que te estou a ler a sina! mas uma sina boa, como VÊS!)
    beijinhos e continua a Sonhar, a Querer, a Sentir! Precisamos todos de te reencontrar!

    ResponderEliminar