terça-feira, 3 de janeiro de 2012

De volta

Voltaram as aulas. Os miúdos chegam cheios ainda de vontade de serem trabalhadores e responsáveis, o que até ao final da semana terão esquecido, e a sala de professores enche-se de Bom Ano sincero. Sinto que a crise, a depressão colectiva, o medo que nos tolhe a todos, contribuem, estranhamente talvez, para alguma valorização das pequenas-grandes coisas. Há no ar algo que efectivamente se partilha: - o medo do amanhã, a desconfiança face ao momento.
A sala de professores é um espaço muito típico, muito ilustrativo de muita coisa... Só quem lá passa horas, meses, anos, percebe a importância da gestão do espaço, as conversas nos diferentes cantos, os sentidos das apreensões partilhadas junto ao armário dos livros de ponto. Hoje, na minha sala de professores, havia algo estranho no ar. De repente, senti que estávamos todos mais próximos uns dos outros, que eramos mesmo farinha do mesmo saco.  Saí da escola apreensiva, e nem a conversa cheia de esperança dos meus alunos, garantem que a crise de 1383-85 foi pior e Portugal seguiu em frente..., serviu para me animar!

4 comentários:

  1. Ai esses pessimismos...

    Vai ver que a crise não vai ser o bicho papão, ou a hidra de sete cabeças... três, talvez!

    Temos de ser mais realistas e enfrentar, com coragem, as dificuldades. Tudo se ultrapassa, tudo passará, e este Ano vai ser um Ano memorável!

    Vai ver!

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Quase sempre, as desgraças, unem as pessoas.
    Daí, ser positivo sentir-se os professores e até os alunos, em "comunhão de idéias "! Pode ser que consigam, todos unidos, uma reestruturação geral na relação aluno/professor, contra as esquisitices do Governo. Já a crise, terá o seu lado útil...??
    O medo do amanhã, fica assim, mais diminuto...

    ResponderEliminar
  3. "Quando um problema é de todos, não é problema".

    in Unidos no Amor contra a Indiferença

    ResponderEliminar
  4. Coragem! É um ano (ou vários anos?) para encarar da melhor maneira: com solidariedade, acho eu, sabendo que estamos exactamente "todos" no mesmo saco de farinha, aqui e em toda a Europa e por esse mundo...
    Talvez isso nos ensine a apreciar as pequenas coisas da vida, os sentimentos, os amigos verdadeiros, as coisas simples mas que nos ajudam a acreditar na vida. E a viver!
    Coragem! vai ser um ano "como nós quisermos"...

    ResponderEliminar