sábado, 21 de julho de 2012

José Hermano Saraiva

Chega-me atrasada a notícia, apanha-me longe e dedicada aos netos. Cá longe, lembro-me dele. Foi a Portalegre um dia e, da Penha, disse para toda a gente ouvir o que eu repetia sem eco: - Não podiam ter construído um mamarracho em cima da velha muralha do castelo! Disse-o com convicção, sustentado por um saber há muito reconhecido e, ainda assim, ninguém lhe deu ouvidos. Talvez, será?, não seja hábito dar-se ouvidos à razão...
Gostava de o ouvir contar a história, dando-lhe vida, recuperando-a dos livros de estudo, fazendo-a ganhar sentido e trazendo-a para justificar muitos presentes. Lembro os diálogos que ele dramatizava, com expressão própria, fazendo falar as rainhas mortas há séculos.
Agora, o meu país ficou ainda mais pobre. Porque a única riqueza que tem Portugal, hoje, são mesmo os homens de bem, os sabedores, os que sabem que ser sábio é uma construção diária e não um estatudo usurpado...
Senhor professor, obrigada por ter sido português!

3 comentários:

  1. Em televisão nunca usou o teleponto, tinha um discurso improvisado no momento e por isso carregado de emoção. Uma grande perda mas agora, paz à sua alma e gente..

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Sim, também de acordo com as suas palavras, completamente.
    A este grande Senhor, e que já não teremos ninguém com o seu saber, é que lhe poderíamos chamar de "uma Jóia da Coroa", no verdadeiro sentido.Ficamos mesmo, muito mais pobres.

    ResponderEliminar
  3. Concordo inteiramente consigo! Foi uma grande perda para este nosso país que cada vez está mais pobre de gente de nobre estirpe que possa manter a sua palavra e ter uma alma abrangente. Nunca perdia um dos seus programas e ainda bastante jovem habituei-me a ver a História de Portugal muito através dos olhos e das palavras dele. Masmo sem concordar politicamente com as suas posições, não posso deixar de lamentar o desaparecimento deste grande português.
    Gostei imenso de conhecer o seu Blog.
    Voltarei.

    ResponderEliminar