quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Engomar

Longe vão os tempos dos grandes alguidares cheios de roupa branca, lavada no tanque e corada ao sol, esperando a engomadeira. Então, enchia-se o ferro de brasas, o calor era insuportável, e a roupa saía direita, sem vincos, dura da goma e capaz (quase) de endireitar um corcunda!
Hoje, as coisas estão mais facilitadas e os ferros, com água em vez de brasas, com botões para borrifar e humedecer, são leves e fáceis de utilizar. Ainda assim, se há tarefa doméstica que abomino é mesmo passar a roupa. Estico de um lado, enfio o braço da camisa no suporte, aliso os ombros e, quase sempre, verifico o insucesso do meu esforço: - Fica sempre uma ruga, ou dois vincos, ou uma dobra inusitada!
Às vezes, penso que passar a roupa é um pouco como viver. Por mais que a gente se esforce por deixar tudo direitinho, por mais que se estique e endireite, há sempre rugas e vincos que se notam a olho nu...

4 comentários:

  1. Mas, apesar das rugas e dos vincos, sempre se vê que houve uma tentativa para esticar e endireitar...
    O mais importante é tentar porque desleixar é o que mais se deixa por aí!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Também me esforço para que tudo fique bem esticado e direitinho, mas infelizmente fica sempre uma rugazinha que se nota a olho nu. E pergunto, porquê?... Porque somos exigentes, gostamos da perfeição, por isso, custa-nos a aceitar quando uma ruga ou um vinco, das nossas vidas, teima em não se endireitar. O mais importante é tentarmos passar várias vezes por cima dessa ruga, quando ela é persistente.

    ResponderEliminar
  3. Ah! isso de engomar (ou viver) sem rugas deve ser uma coisa muito complicada! Só os chineses, se calhar........

    ResponderEliminar
  4. Houve quem sempre me tivesse ensinado que se a vida fosse fácil,não tinha qualquer tipo de piada...
    (será que ja inventaram engoma fácil versão vida?)
    Beijo

    ResponderEliminar