domingo, 9 de junho de 2013

A EMENTA

Senta-se no restaurante, sozinha, olha o rio, e o empregado, brasileiro solícito, coloca-lhe o menu nas mãos. Com relativa atenção lê as propostas, todas correctas e formatadas, as tostas mistas, as torradas de pão caseiro, o vinho de colheita tardia, o café, as torradas com chá de mil nacionalidades. Repara na regra imposta: - Ordem e modelo. Se ela pedisse uma torrada com scones, ou uma vindima tardia com chá, ou mesmo scones com amendoins, ou quem sabe café com chá, o empregado, mesmo que não fosse o jovem e tatuado brasileiro, estranharia decerto. E ela pede o correcto, o café e as torradas com doce de abóbora.

É domingo, a chuvinha triste cai no rio, é cedo, e à margem ninguém está ainda. Ela volta a olhar a ementa. Podia ser uma ementa de vida! Sim, porque também na vida tudo parece dever a uma ordem, ou desordem, que todos inventam para impôr  aos outros. Se é mulher, deve ser solícita, calma, trabalhadora e adaptada ao menu das conveniências (CRUZES!); se é homem, deve ser corajoso, firme, ter voz grossa, saber palavrões... E, se há exagero neste menu, porventura um pouco fora de moda, do género comida de Tasca vulgar, há os menus individuais.
Cada um deve caber no cardápio alheio! E ela sente-se, no domingo húmido, como peixe cozido com batatas fritas - uma ligação sem sentido!

6 comentários:

  1. Pense numa ementa junto ao mar, peça uma caipirinha ou um sumo de laranja, em vez de um pregado, bem redondo, deixe-se levar pela sugestão de um robalo, escalado, bem grelhado e ainda a fumegar.
    Não deixe que as espinhas se atravessem na sua garganta, apenas sinta nós de comoção. Peça pão, daquele escuro, aquecido, para o caso de se engasgar...
    Se não lhe apetecer, não peça a sobremesa, mas o café, com o travo amargo de um arábica, não o deve dispensar...
    Esqueça o peixe cozido, as batatas fritas, as ligações sem sentido, deixe-se levar pelo sonho e nunca deixe de sonhar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Nunca dispenso o café, embora tenha muitas espinhas na garganta.
      Bom domingo
      Luísa

      Eliminar
  2. Ligações com sentido, sem falsidade, sem traição, com amor verdadeiro aquele onde as conveniências são postas de lado, onde Setora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro/a Anónimo/a
      Essas ligações existem e são fáceis! Basta não quereremos impôr aos outros os nossos próprios menus, colocar o "tu" antes do "eu" e saber sorrir! Há tempos algué. me dizia que devemos ser espirituais. Fez-me rir, porque até Jesus Cristo - o meu ídolo - precisou da carne para Se fazer homem!
      Luísa

      Eliminar
    2. Enfim, menus e ementas escolhidas a dedo...

      Eliminar
  3. Bem que gostava que a diversidade de cada um fosse preservada!

    Ana

    ResponderEliminar