quarta-feira, 5 de junho de 2013

GREVE

Os professores preparam-se para fazer greve. Lutamos contra quase tudo mas, sobretudo, contra a extinção da escola pública, contra a falta de respeito pela classe docente. Ser professor é dedicar mais de 24 horas por dia à profissão. Levamos para casa os problemas dos alunos, limpamos lágrimas, ralhamos, remamos contra a corrente, desesperamos, corrigimos trabalhos, preparamos aulas, fazemos formação, vamos a reuniões, acompanhamos projectos, pagamos para sair com os alunos, etc, etc... Ser professor não é, nem pode ser, cumprir o tempo de sala de aula e ir para casa, mas a sociedade em geral, e o Ministério da Educação em Portugal, parecem não saber isso! O meu Pai, médico, dizia às vezes, mais ou menos a brincar, que o trabalho do professor era bem mais importante do que o do clínico porque, para este, a vítima seria singular e, para o professor, a vítima poderia ser uma geração! Sem entrar em exageros, creio que não há justificação para os atentados cometidos contra os professores e, por iso, até compreendo a greve feita às avaliações e aos exames. Não podemos continuar a permitir tudo!
No entanto, eu não vou fazer greve... E apenas porque acho que os alunos não o merecem. Penso naqueles que trabalharam mesmo, que estão a sonhar com a Universidade, que querem organizar a sua vida e falta-me a coragem para fazer greve. Claro que sei que as greves só têm eficácia se interferirem na vida das pessoas, mas ainda assim não farei greve. Sinceramente, acho que tem de haver outras formas de luta! E se decidissemos não atribuir notas inferiores a dez?... É só uma ideia...

4 comentários:

  1. De acordo consigo... A greve não vai mudar nada do que este governo casmurro pensa e decide e só via prejudicar os alunos que se esforçam e querem vir a ser alguém na vida.
    A sua sugestão é boa...

    ResponderEliminar
  2. Podia ser uma forma de os assustar e sempre se mantinha o ordenadozinho intacto...

    Fernando

    ResponderEliminar
  3. E porque não alterar a data dos exames?! Se as vossas razões são como acredito mais que justas não há como não lutar por elas, certo?!

    ResponderEliminar
  4. Olá, Luisa.
    Greve de professores. O culpado é o Governo, que remunera mal esses profissionais. Belíssimo o seu texto. Vim lhe deixar um convite
    CONVITE
    Passei por aqui lendo, e, em visita ao seu blog.
    Eu também tenho um, só que muito simples.
    Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
    Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
    Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
    E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
    Força, Paz, Amizade e Alegria
    Para você, um abraço do Brasil.
    www.josemariacosta.com


    ResponderEliminar