quinta-feira, 13 de junho de 2013

Repetição

Todos os anos, ao chegar ao final das aulas, me acontece o mesmo. Sofro uma lavagem emocional, súbita!, esqueço os desesperos, as fúrias, as dificuldades, e sou invadida por uma imensa saudade antecipada dos meus alunos. Vejo-os felizes por chegarem ao fim, lamento os que vão ficar para trás, e sei que, em Setembro, os que reencontrar estarão diferentes. Mais crescidos, mais seguros, às vezes mais interessados no futuro, outras vezes mais desiludidos face à vida. Compreendo bem o que sentem. Aliás, acho que compreendo eu melhor do que eles... Hoje, depois de uma entrega de óscares a professores, após um jantar convívio muito cheio de amizade e cumplicidade, penso neles. Penso no Afonso, sempre angustiado, de raciocínio rápido e ternura sem fim; na Bia, dançarina de olhos doces; na Ana, irreverente  e meiga; na Carolina, sempre a mil à hora, sempre voando para além da sala; na Ana Aurora, perdida na teia dos seus pensamentos, segura e convicta dos valores que defende; na Michelle, a aprender numa língua que não é a sua, querendo ser sempre melhor; na Mariana, calada e atenta, capaz de me surpreender sempre; na Matilde, a doce Matilde, educada, terna e trabalhadora; no Miguel de olhos brilhantes, ávido de saber, atento, questionador; na Patrícia, acelerada, rindo sempre, original e terna; no João Pedro, com vontade de brincar, a crescer diariamente, a lutar contra a timidez, a esforçar-se sempre; no Francisco que me fez cabelos brancos e, agora, aparece recheado de doçura; na Margarida, atenta, exigente, a progredir na procura das razões;... São tantos! E todos especiais. Para mim, todos únicos e a tirarem-me o sono porque tenho saudades deles!
Eu sei que, ao fim de 31 anos de ensino, devia já ter criado resistências contra estas dores do adeus. Mas não sou capaz! Todos os anos, em Junho, lá vem a repetição da minha saudade antecipada. Que chatice!

8 comentários:

  1. P´ró ano eles continuarão a vê-la, como amiga até...
    Professoras com alma!Professoras com entrega!
    Parabéns Setôra!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Caro/a anónimo/a, pela visita e pelas palavras!
      Luísa

      Eliminar
  2. Espero que nunca crie o hábito da indiferença, deixaria de ser quem é!

    António

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carop António,
      Garanto que tenho tentado cultivar esse hábito, mas não há meio de conseguir...
      Luísa

      Eliminar
  3. Para o ano a professora vai-me voltar a encontrar no 8º ano. E eu espero encontrar a professora outra vez a ensinar-me, a pôr e a tirar virgulas, a reclamar com as reticencias...
    Porque eu nunca me irei esquecer da minha professora de português do 7º ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Miguel! boas férias e não cresças demais...Lê muito!
      Luísa

      Eliminar
  4. Oh, Senhora Dona Professora Luísa. Até me emociona! Foi tão querida!... Peço desculpa, pois sei que, muitas vezes, não fui correta, não fui a aluna que deveria ter sido. Mas, tenha a certeza de uma coisa, nunca cairá no esquecimento. Ajudou-nos a crescer. Não só a mim, mas a todos nós. E agradeço-lhe imenso por isso! Foi das poucas professoras que realmente gostei e que nunca esquecerei. Foi alguém que me ensinou, até, a pensar e a sonhar. Com o seu trabalho árduo ensinou-nos muito, inclusive, a viver. Mais uma vez, obrigada, por tudo! Até pelas chamadas de atenção. Obrigada pelos mimos e carinhos que nos deu e pela paciência que teve! Professora Luísa, garanto-lhe, nunca cairá no esquecimento! Um beijinho, Ana Canário.

    ResponderEliminar
  5. Boas férias Ana! Muitas gargalhadas, mergulhos e leituras.
    Obrigada pela visita ao meu blog!
    Luísa

    ResponderEliminar