domingo, 2 de junho de 2013

ZERAR

Há expressões que os brasileiros utilizam, naquele seu jeito de falar português com açúcar, que me fascinam. Acho que comecei a descobri-las muito pequena, entre lágrimas choradas nas páginas do Meu Pé de Laranja Lima, lido entre os lençóis,  de lanterna, na voracidade de saber o que ia acontecer ao Zézé, ao seu Portuga e ao voraz Mangaratiba. Depois, como professora, aprendi a relacionar a língua com a cultura, com a realidade de cada falante, e cada palavra nova descoberta no português do Brasil  chegava-me carregada de sabores e sentires, de cores e vivências. O romance As Confissões de Frei Abóbora foi, de certeza, uma das obras que mais me marcou. E marca... Volto frequentemente a ele, à Pô e ao índio de olhos claros e pele branca, à ternura, à intensidade da paixão, ao TOUJOURS, ao fazer amor como duas ternuras se alisando.
Hoje, descobri uma nova palavra, ainda por cima um verbo!, que queria poder fazer minha: - ZERAR
Que bom podia zerar a vida, colocar no zero o conta quilómetros da tristeza, da dor, da desilusão, e recomeçar o percurso da minha existência com um depósito bem atestado de confiança, certeza, alegria, TOUJOURS!

6 comentários:

  1. Pô, Paula, Paule... Toujours.
    É a marca do "Frei Abóbora"... o do amor ternurento e intenso.
    Há alturas em que dá vontade de Zerar a vida e Zarpar para outra onde se possa Prosar com confiança, certeza e alegria TOUJOURS.

    ResponderEliminar
  2. Isso é possível, se olhar cada dia como único! Era o Ricardo Reis que dizia isso, não era? Não gosto de a sentir triste...

    Ana

    ResponderEliminar
  3. Zerar. Deve dar jeito quando parece que o peso sobre os nossos ombros é demais, como agora...

    Fernando

    ResponderEliminar
  4. A Setôra nem pense em Zerar! ...
    Se Zerasse, de onde lhe vinha o conteúdo para nos escrever sobre estes assuntos todos; até sobre o amor já nos vai falando com certo entusiasmo...!, - duas ternuras se alisando...(gostei disto aqui).

    ResponderEliminar
  5. Claro, quem não lhe apeteceu já zerar algum período menos bom da vida ,ou, nalguns casos, toda ela e começar de novo?!
    Zerar,só por si é um termo engraçado, mas nós também temos disso e " Setôra " é um bom exemplo:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Gina, é muito complicada a vida... Custa às vezes encontrar forças para continuar vivendo, e existir é pouco!

      Beijinhos

      Eliminar