sábado, 22 de fevereiro de 2014

Leite de Creme

A casa enche-se de cheiros doces. Há brinquedos pelo chão, o futuro a crescer,  a cozinha tem pratos amontoados, soa Elton John e eu deixo vaguear os sentires. Gosto de cozinhar, de separar com cuidado as claras das gemas para, com mil cuidados, fazer o meu leite de creme herdado. Dou voltas com a colher de pau, com mil cuidados, revolvendo a vida também. Do fundo, evitando que agarre, raspo a ternura adiada e, sem deixar ferver, sei que o sabor vai refinando. Oiço a minha avó insistindo para que não bata, só mexer, de baixo para cima no mesmo sentido, e, concentrada nas orientações sábias, não deixo espaço ao quotidiano que dói. 
Já pronto, deito o meu leite de creme na travessa antiga, branca e comprida, e espero que arrefeça. Depois, com a ferra do fogão em brasa, faço derreter o açúcar enchendo a casa de fumo gostoso. Em breve, a mesa surgirá cheia e o meu coração iludido deixar-se-á enganar...Que bom ser sábado, ter a casa cheia e um madeiro gordo na minha lareira!

3 comentários:

  1. Dizem que a cozinha, cozinhar, tem efeitos terapêuticos e para a setôra deve mesmo ser verdade. Posso ir provar esse leite de creme apetitoso?
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Até me pareceu estar aí ao pé de ti! Que saudades de um bom leite de creme! u sou uma preguiçosa para fazer doces...um dia tens de me trazer um! Beijinho e saudades também!

    ResponderEliminar
  3. E estava bem bom!!
    Não me trazes outro??
    A tua neta ADORA!!!

    ResponderEliminar