terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

MENINA AZEDA

No nariz tem uma argola. Lembra-me as vacas marcadas, mas não lhe digo. Abre a carteira com o cuidado de deixar à vista o maço de tabaco, é livre e fuma porque sim, ninguém tem nada a ver com isso. A meio das aulas, depois de ter posto a conversa urgente em dia com alguns sms enviados de forma  a que a professora veja sem dizer que viu, puxa do espelhinho e retoca a maquilhagem. Tem só 15 anos. Mas no olhar traz a raiva à humanidade que ouviu a outros, na ponta da língua a resposta agressiva que enquadra bem na personagem que criou e que insiste em representar. Textos, obviamente não tem. Que lhe interessa ler "O que os olhos vêem ou o Adamastor" se ela já viu tudo pelas narrativas vazios de outros?! Que lhe interessam as Avantesmas da peça, se ela tem os seus monstros privados que não consegue vencer?
Olho esta menina-azeda, leio-lhe a tristeza feita raiva e não sei como chegar-lhe. De repente, há areias movediças a engolir a juventude e eu não consigo deitar-lhe a mão. Estico o braço, torno-o prolongamento da alma, fecho os olhos às provocação e rezo em silêncio. Se esta menina se afundar, eu vou sentir-me sempre culpada! Porque eu acho que a Escola devia saber como salvar as meninas bonitas que querem ser feias, as emoções intensas que querem parecer desinteresse e segurança, e eu, que também sou escola, não sei a solução!

3 comentários:

  1. Luisa, ao ler o seu texto, passou pela minha mente a visão nítida, o que de uma forma tão interessante relata, isto é "vi claramente visto" esse momento da sua aula: vi-a entrar cheia de energia, pronta para uma aula a "cores", vi-a olhar a menina de argola no nariz e depois tudo o que conta. Senti a sua sensação de impotência e a sua paciência para que a aula fosse pelo menos para alguns profícua.
    Realmente que interesse terá para essa mente já cheia de outro mundo, o mundo que o poeta relatou?! Que lhe interessa o Adamastor e até mesmo a Ilha dos Amores?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pior, Dalma, é que NADA lhe interessa. Cutiva a destruição, a irreverência oca e construída... Dói! Beijinho

      Eliminar
  2. A pressão social obriga as pessoas a porem as argolas. O mundo está perdido para uma geração que não respeita ninguém!

    ResponderEliminar