segunda-feira, 21 de junho de 2010

Aferir??

É uma moda relativamente recente, terá 3 ou 4 anos, esta de juntar os professores, por distrito, em intermináveis reuniões de 4 horas, para aferir e concertar (ou consertar?) as classificações dos exames de 12º ano. Talvez estas reuniões façam sentido, por exemplo, nas ciências exactas.
Em Português, não lhes reconheço qualquer eficácia! Juntam-se os professores, corrigem-se perguntas retiradas de exames, em grupo, e conclui-se que raramente a cotação atribuída é coincidente. A agravar as coisas, as justificações dadas pelos responsáveis do GAVE nem sempre convencem os docentes, aqui chamados de correctores. Daqui a oito dias, mais quatro horas de reunião. Mais tentativas de acertar nos cotações que o GAVE entende serem adequadas!!!
Este ano, vamos já aceitar o acordo ortográfico. Os alunos podem escrever óptimo ou otimo; baptismo ou batismo; ónibus ou autocarro; etc. Este ano, tudo, ou quase, pode ser aceite. Não interessa se o aluno revela criatividade, sentido crítico, cultura geral, capacidade de interpretação, de análise, competência escrita. Interessa, só, que o aluno mostre que memorizou. Que saiba que a Belimunda recolhia vontades, em jejum, mas que não tente inferir sobre essa magia...
Eu não compreendo o meu país! Não percebo por que se gasta tanto dinheiro em disparates, em vez de se investir no que faz sentido!

2 comentários:

  1. Eu estou há três anos a dizer o mesmo e ao que parece não tenho voto nenhum na matéria... Mas que isto levava uma volta... LEVAVA!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. O Sr. Carlos tem toda a razão!! Se me permite eu até acrescento: O socialismo tenta controlar Portugal de todas as maneiras possíveis! até através de blogs formativos e em condições...

    ResponderEliminar