domingo, 13 de junho de 2010

Escolhas

Que eu não concordo NADA com o sistema de ensino português, já não é novidade. Devia mesmo, ao fim de quase trinta anos de Escola, ter-me rendido à impossibilidade de mudança, ter-me habituado a calar a revolta. Mas não sou capaz! E sempre que chega o final do ano lectivo, as coisas pioram!
Eu acho absolutamente errado, injusto e grave, que se obriguem os miúdos de 14 anos, às vezes 13!!, a fazerem uma escolha definitiva de futuro! Ao acabarem o 9º ano, ainda por cima o terminar de três ciclos de generalidades, eles não sabem o que querem seguir, que área devem escolher, que profissão gostariam de abraçar. Entram então em campo os pais, os professores, os psicólogos e orientadores vocacionais. Todos opinam, todos sugerem. E os miúdos, com tantas opiniões, com a influência determinante do grupo de amigos, com alguma angústia à mistura, lá escolhem. Depois, no 10º ano, é que são elas... Porque não sabiam bem o que seria a área escolhida, porque não gostam, porque, se calhar..., gostariam mais de outra área, porque mudaram de ideias, etc. E estas mudanças, que acho legítimas e compreensíveis, implicam, no sistema português, perder um ano!! Um miúdo escolheu o curso geral científico-humanísticos, conclui que Física e Biologia não são do seu agrado, pensa que talvez fosse melhor enveredar por economia e, para isso, perde um ano!!
Não pode estar certo, penso eu, complicar assim avida de gente tão miúda!!
Todos os anos, sobretudo quando sou directora de turma do 10º ano, vivo a angústia de, aí a partir de Março, ouvir os miúdos, com aparente (só aparente!)tranquilidade, dizerem "setôra,acho que vou repetir o 10º ano, vou mudar de área". Fico angustiada! É que a vida é curta demais para se poder perder tempo e eu não posso aceitar, de braços cruzados, que o meu país faça a a sua juventude perder anos!!
Obviamente, também as escolhas no 12º ano me preocupam. Angustiam-me, sobretudo, as escolhas conduzidas pelos pais, visando um futuro com um emprego bem pago. Claro que eu compreendeo a visão dos pais, também sou mãe..., mas fará sentido empurrar uma pessoa para uma área, uma profissão, só por causa de um eventual emprego, sem respeitar os gostos de cada um, o prazer que cada um coloca no que aprende e faz?!Duvido...
Digo sempre aos meus miúdos que devem escolher com segurança e sei, e sinto, como é idiota o meu conselho!! É que o problema das escolhas, não é o que se selecciona mas, sempre, o que se rejeita!!

1 comentário:

  1. E que faço agora ? =/
    "É que o problema das escolhas, não é o que se selecciona mas, sempre, o que se rejeita!! "

    ResponderEliminar