quarta-feira, 30 de junho de 2010

Podia...e até era a mesma coisa!

Terminou a formação dos QIM sem a glória, sequer, de se tornarem QUIMS, ganhando, assim, humanidade... Construi um recurso, brinquei com o oculto, pasmei face ao brilhantismo de colegas que constroem verdadeiras maravilhas com o software do activinspire, gastei horas de vida (preciosas!) em sessões síncronas e assíncronas e, agora, respiro de alívio! ACABOU!!
Já domino os QIM mas, no entanto, continuo convicta - mais ainda! - de que não é por aí que vai melhorar a Educação em Portugal. As aulas participadas, as metodologias activas, não dependem, felizmente, das novas tecnologias. Mudar práticas implica revolucionar atitudes, agitar normas, questionar modelos, ter consciência de que APRENDER e ENSINAR são dimensões diferentes e que, por isso mesmo, na Escola deve desenvolver-se o processo de Ensino E Aprendizagem!!
Terminei a formação. Vou, com certeza, utilizar o QIM nas minhas aulas. Agora, pergunto-me, poderia eu, poderei, fazer aulas melhores, permitir mais eficazes aprendizagens sem os QIM?? E, ao contrário da publicidade, vejo-me a responder "Podia! E até era a mesma coisa!"

1 comentário:

  1. Em todos os países que chamamos grandes, é defendido que se aprende mais e melhor fora das aulas, do que dentro delas... Infelizmente em Portugal as decisões são no sentido de nos fazer passar mais horas dentro de quatro paredes. Desconfio que o objectivo seja afastarem as pessoas do mundo real e assim iludirem-nos com o socialismo. Qualquer dia para além dos chip's nas matrículas, usaremos fios nos braços e pernas, atados a uma cruz de pau...

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