quinta-feira, 10 de junho de 2010

Portugal

10 de Junho de 1580. Luís Vaz de Camões, o poeta mendigo e zarolho, morria com o país que amara e servira. Para o enterrar, um lençol emprestado e o chão da Igreja de Sant'Ana. Por companhia, meia dúzia de amigos e Jau, o amigo escravo. Apenas. Porque era grande, maior do que os homens que insistem em pôr-se em bicos de pés para mandar, morreu como morre, ou sufoca, a Arte e o Valor em Portugal - ao abandono, no esquecimento, na miséria.
"Não mais Musa, não mais, que a Lira//Tenho destemperada e a voz enrouquecida// E não do canto, mas de ver que venho//Cantar a gente surda e endurecida." Passaram muitos séculos e, no entanto, as palavras de Camões permanecem actuais... Hoje, o mesmíssimo país que deixou na miséria o Poeta, assinala o seu Dia com discursos de mentira e falsidade. Hipócritas, sim!
Hoje, continuam a perseguir-se aqueles que ousam pensar diferente, apadrinham-se as sem-vergonhices, sobrecarregam-se os que trabalham, enviam-se para longe os que PENSAM!
Hoje, neste mesmo Portugal de gente surda e endurecida, é melhor ser vigarista do que honesto, ladrão do que trabalhador, cínico do que verdadeiro. Camões, há 500 anos, acompanhou a derrocada do país, e nós assistimos ao seu desmantelamento total! O Portugal de hoje não investe na Educação, nem na Saúde, sequer nas Forças Armadas. Temos um governo de aparência, centrado em obras desnecessárias que terão, como único benefício, encher (mais ainda) alguns bolsos de gente especial...Temos, em 10 de Junho de 2010, uma Constituição que diz que caminharemos para o socialismo negando, assim, a verdadeira democracia. Luís de Camões ofereceu aos ousados portugueses a Ilha dos Amores. Seria uma ilha virgem, fantástica,habitada por ninfas e deusas. Hoje, se quisessemos oferecer um prémio aos portugueses ousados, decerto prefeririam um bilhete de avião apenas com direito a ída! Porque este país está a ser morto diariamente. Porque este país não merece os Grandes que teve, a História que viveu!!
Há pouco, assistindo aos discursos de ocasião, observando as antipatias mal disfarçadas entre os diferentes orgãos de soberania, pensei que, se Camões pode ver-nos de algum assento etéreo onde subiu, deve estar com vontade de vir cá abaixo, de espada em punho, defender a sua Honra!!

3 comentários:

  1. Acredito que a garra de Luís de Camões não deixaria o país morrer a cada dia que passa. Infelizmente, hoje, não há por aí muitos poetas mendigos e zarolhos!

    Força, o país precisa de pessoas como você!

    ResponderEliminar
  2. Nem o próprio Camões diria melhor ;)
    Dia de Portugal ? Pff... Para mim já nem faz sentido. Não neste faz-de-conta que é país...
    Lamento imenso... O orgulho que tenho de possuir a garra e alma Lusitana começa a degradar-se e a transformar-se em desilusão, repugnância e vergonha da gente surda e endurecida que reina neste país.
    Venha o zarolho salvar a pátria ! =)

    ResponderEliminar
  3. Enquanto os Portugueses continuarem a olhar para o seu umbigo e insistentemente darem voz e poder ao sistema,ainda nos vamos afundar mais!! A maneira como se trata o nosso 10 de Junho, é a prova de como os políticos medíocres da assembleia se preocupam com tudo menos com Portugal!
    Felizmente na quinta-feira eu senti que existem pessoas que se importam, pessoas que Amam Portugal, pessoas que não se interessam pelos taxos e pelos favores!!
    Portugues, há um Partido que realmente se preocupa!

    http://www.youtube.com/watch?v=k5mnrHvfcsY

    Por Portugal e mais nada!

    ResponderEliminar