quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

De volta

Trabalho, cansaço, fraqueza, vontade de desistir, têm-me tolhido a escrita. Olho o meu espaço portugalagóia, esta janela que a blogosfera me oferece, e recolho as emoções, calo os sentires, selo as vontades. No entanto, a paz não chega e a vontade (ou necessidade?) de deixar correr a escrita, de tamborilar as teclas, de dar vida aos pensares, começou a tornar-se dolorosa. Fisicamente dolorosa, até. Por isso, abro a janela e volto ao meu canto de escrevinhar.
(foto do google images)
Hoje, quero eternizar um bom momento,  dizer que vale a pena ser professora (às vezes. Sempre que ser professora é mesmo estar com os alunos). É que, hoje, vivi horas de alegria com os meus miúdos enquanto visitavamos a Casa Museu José Régio. Fez-me bem passear, pela milésima vez talvez, naquelas salas cheias de mistério, de Arte, de textos, de desenhos, de sinais de uma personalidade que admiro e que acolheu Portalegre na essência do seu ser. Ou terá sido Portalegre que o acolheu? Porque Portalegre, e o Alentejo, acolhe quem os procura de coração aberto.
Passeei com 24 jovens, alguns no início desejosos de partirem para o jogo de futsal..., nos dois andares da grande casa, e vi-os escutarem com atenção, observarem com olhos de ver, espantarem-se genuinamente e relacionarem as aprendizagens da sala de aula com o Momento de aprendizagem activa.
Sempre defendi que a Escola tem de abrir-se ao mundo, tem de encontrar momentos diferentes, tem de permitir aos alunos viver a Arte e, hoje, senti que foi o que de facto aconteceu. Não tenho a Escola perfeita, mas fico muito feliz quando sinto que ela ganha sentido.

4 comentários:

  1. Parabéns pela ideia que tiveste, minha querida e obrigada por estares de volta! Tu fazes "aqui" falta, neste espaço!!!!!
    Imagino o teu entusiasmo lá pela Casa de José Régio, conheço-te...
    O nosso Régio ficou contente!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Até pensei que se tivesse zangado com a blogosfera!
    Ainda bem que voltou!
    Voltou-me o sorriso que andava escondido!
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que voltou.
    Senti falta da escrita neste blogue que visito diariamente.
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que o Sr.José Régio a fez chegar!
    Não saía daqui a "Carta relativamente aberta"...Passou-se-me pela cabeça, que a obrigaram a emigrar por causa de eu mandar o Governo emigrar todinho!!
    Estes sacanas é que não arredam pé daqui.Parece que temos mel...

    ResponderEliminar