sábado, 28 de janeiro de 2012

À Mesa

Gosto de pôr a mesa, de escolher a toalha, de verificar se o desenho dos pratos está alinhado, de ver os copos no lugar certo e os guardanapos, de pano, dentro das bolsas. Gosto do ritual de sentar à mesa e conversar. Fazer as refeições sentada à mesa, aquece-me a existência, faz-me sentir envolta em sentido. É por isso, também, que gosto de ir a um bom restaurante, de escolher em comunhão, de cometer o consciente pecado da gula (relativa) em boa companhia.
Hoje, por causa da crise mas não só, creio que também por causa de uma pseudo-modernidade que me irrita, perdeu-se o hábito de pôr a mesa, de conversar às refeições, de aproveitar o calor da sopa para ouvir a família. Numa pressa desumana, come-se de tabuleiro, cada um a sua hora, com, a maior parte das vezes, a televisão por companhia. Sinto que às crianças, aos jovens, aos adultos e aos velhos, faz falta o tempo passado em torno da mesa. Faz falta o tempo de ser pessoa, de tecer laços e estreitar nós. Eu sinto falta disso. Falta das conversas saborosas, das rotinas caseiras, das refeições partilhadas.
Sinto falta, também, das idas aos restaurantes, das expriências de novos menús. Mas isso, paciência, a culpa é da crise e nada posso fazer...

2 comentários:

  1. Às vezes também é a falta de uma boa companhia, de momentos de encontro, de celebrações.

    Ficamos presos à modernidade e à velocidade da vida, sem cadeias que nos liguem ao tradicional, às flores e às rosas que era costume oferecerem-se num jantar a dois.

    Brindo aos bons tempos em que sentar à mesa era um ritual de comer, de conversar, de se estar e de se sentir bem.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Na minha casa põe-se sempre a mesa, mas , mais elaborada, aos domingos. Também, a refeição é sempre mais completa e um pouco mais sofisticada. E lá vêem os copos melhores e o vinho.
    Eu acho que, a falta de tempo, é a causa pela qual a maioria das pessoas não cultiva a partilha e o convívio da mesa.
    O ir aos restaurantes, agora temos de pensar duas vezes...,mas até é bom cozinhar aos fins de semana.Pode-se sempre experimentar pratos novos!

    ResponderEliminar