sexta-feira, 23 de março de 2012

Depressão e Fortaleza

As depressões são doenças sérias, doem mesmo e, infelizmente, são cada vez mais frequentes. Os jornais e os psiquiatras dizem que a crise económica tem responsabilidade no número crescente de depressões e, obviamente, eu acredito. Mas, ao ver uma grande amiga ir-se abaixo, tenho medo. É que não é só a crise que pode provocar, ou agravar, uma depressão, e não há, não há mesmo, fortaleza humana que garanta resisistir-lhe... Eu que não sou médica (graças a Deus!) continuo a pensar que, neste país, não só a crise nos deprime. A sociedade, as relações entre as pessoas, também têm a sua quota parte de responsabilidade. É que, olhando à minha volta, cada vez mais encontro dedos apontados, gente barricada nas certezas próprias e pronta, sempre, a julgar e condenar os outros. Não há, creio eu, fortaleza emocional que resista à constante crítica e condenação, que se mantenha firme face a bombardeamentos e ataques! Se eu mandasse, com um poder de verdade, impedia e  punia os julgamentos constantes que, não sendo autos de fé, tornam cada um de nós terríveis inquisidores.
A depressão dói mesmo! E, acho eu, pior que a crise económica é mesmo a crise social!

2 comentários:

  1. Não podemos deixar uma depressão destruir o "bom" que temos.
    Para quê pensar em desgraças, sim elas existem e muitas vezes estão bem perto de nós. Mas quando estamos em baixo, devemos rodear-nos de coisas alegres, positivas. Tudo conta desde que nos faça sorrir.
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. É uma doença muito mais frequente do que se imagina. Quantas vezes existente em nós próprios, sem sabermos ou darmos contas da sua presença... cansaço, tristeza, stress, ansiedade... outros tantos sintomas que lhe podem estar associados...

    De facto, não é só a crise. Pior são os anjos do mal da crítica, do julgamento e condenação, dos ataques, dos insultos, das agressões, que infernizam a vida de muitos... como demónios que entram na vida das pessoas apenas para lhe quererem mal...

    É preciso estarmos atentos e tentar, sempre, lutar com firmeza e determinação até ao final.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar