quarta-feira, 21 de março de 2012

Parlamento dos Jovens

Mais um ano, mais um dia a brincar aos políticos com os alunos do secundário. Há já sete anos que, pelo menos um dia no ano, vejo jovens transformarem-se em deputados e discutirem ideias e medidas. Há anos em que os vejo mais do que um dia, porque, quando os meus alunos vencem, o que aconteceu nestes últimos anos muitas vezes, vejo-os também com o rabo bem sentado na Assembleia da República.
Tenho boas recordações destes momentos. Lembro alunos aguerridos, discussões acaloradas e amizades que permanecem vivas. O Joel, de Campo Maior, discutia furiosamente com a Ana que, por vezes muito irritada, o acusava de ter a escola dos comunistas... Tinha razão, a Ana. De facto, os miúdos que integram juventudes partidárias têm sempre, no Parlamento dos Jovens, uma prestação mais sólida e uma argumentação mais estruturada. As juventudes partidárias são, admito, uma boa escola política mas, infelizmente, a par com o poder argumentativo, reproduzem os piores modelos da vida política e formam, creio que conscientemente, jovens formatados e ecos daquilo que, ao ouvir os debates na Assembleia da República, mais me incomoda!
Que é preciso educar os jovens para o exercício activo da cidadania, parece-me indiscutível. Que ouvi-los dizerem que não lhes interessa a política, que não vão votar ou sequer recensearem-se, angustia-me. Mas vê-los a reproduzir modelos ocos e a repetir estratégias erradas, apavora-me!
Creio que o jogo do Parlamento dos Jovens, teoricamente muito importante na educação dos jovens, se mantiver a actual forma, tem os dias contados. Vejo que o jogo chegou ao fim, ensinando aos jovens que em política o que tem valor são os acordos de bastidores e não as ideias; que não interessam ideais, mas simpatias; que não interessam projectos, mas interesses pessoais.
No final de mais uma sessão, apetece-me ter a esperança de que, para mim, seja a última.

3 comentários:

  1. Perdem-se os ideais, ganham os acordos, o estabelecido, o conveniente...

    É pena, ver a juventude a condicionar-se, a deixar de ser espontânea...

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. ...e assim, nascem logo de embrião, os "CORRUPTOS"!!
    Afinal, todos esses "tipinhos" que nos enrolaram e saquearam, nem por isso são culpados...é o sistema!!
    Lá está, que ninguém os prendeu e nem obriga a pagar!!

    ResponderEliminar
  3. assim começam cedo a treinar as manhas que um dia hão-de usar...

    ResponderEliminar