domingo, 2 de dezembro de 2012

ATÉ CONCORDO

Soou, numa daquelas atoardas que nos costumam surpreender, a ideia de que os alunos do ensino secundário iriam pagar propinas. Assim, dito simplesmente assim, parece um absurdo. O ensino é obrigatório, a educação deve ser uma prioridade de um qualquer país, toda a gente deve ter direito a ela. No entanto, se analisarmos bem as coisas, talvez a medida não seja descabida... 
Nada é gratuito, tudo tem custos, e a educação também. Ora, assim sendo, que sentido faz que sejam os nossos impostos a pagar a escolaridade daqueles que não estudam, não querem aprender, não são assíduos e impedem os outros de aprender?! Acho muito bem, acho até educativo, que os alunos que não estudam, que são indisciplinados e que se arrastam anos repetidos nas escolas, sejam obrigados a pagar propinas. Deviam, mesmo, ser obrigados  a indemnizar os outros pelos danos que causam. Claro que há situações de insucesso que não dependem, exclusivamente, da vontade dos alunos. Para esses casos, teriam de ser adoptadas outras medidas (nunca mais aulas "de apoio" iguais às outras). Mas há, e cada vez mais, jovens que vão à escola só porque sim. Como poderiam ir a um café, ou até ficar no jardim a namorar. Há jovens, e falo com conhecimento real das coisas, que faltam porque têm sono... Que vão à primeira aula, e faltam à segunda porque ficam cansados; que aproveitam as aulas para se maquilharem, ou para fazerem penteados, ou para porem em dia os sms trocados com amigos. Estes jovens são, se olharmos a realidade sem emotividades excessivas, potenciais criminosos: - Prejudicam os outros deliberada e conscientemente! Deviam, por isso, pagar propinas e pagar coimas sobre cada falta dada. Estes jovens deviam ter alternativas à Escola e essas alternativas não são, NÃO PODEM SER, os actuais cursos profissionais...
Felizmente, há também jovens, e muitos, que gostam de aprender, que trabalham, que se interessam, que cumprem, que tentam desenvolver competências, que sonham com um futuro de qualidade! Há jovens, eu tenho muitos alunos assim, que têm verdadeiro prazer em aprender, em fazer cada vez melhor, em crescer para fazer um mundo diferente e melhor. E estes jovens têm o direito de ser protegidos dos outros. 
A escola inclusiva, politicamente muito correcta, corre o risco de tornar-se escola de nulidades. Exclui os bons, inclui os vadios!
Assim, eu até concordo com a ideia de, no ensino secundário, haver propinas. Para alguns.

10 comentários:

  1. Ai, ai! Vão cair-lhe os "esquerdosos" todos em cima, com a conversa da igualdade e dos direitos. Para essa gente, a igualdade e os direitos só t~em um sentido. Eu apoio-a! AH! Mulher de coragem!
    João

    ResponderEliminar
  2. É um tema muito complexo. TODOS devem ter direito à educação, mas também acho que os que não querem devem ser punidos. Se é pagando, não sei.
    Bom domingo!
    Lena

    ResponderEliminar
  3. Acho que tem razão. Quem não quer escola devia ser orientado noutro sentido.
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Vai ter a Esquerda toda contra si. É que eles acham que a igualdade implica libertinagem e pouca vergonha. Não desista de ser quem é!
    Ana S.

    ResponderEliminar
  5. Eu sou de esquerda, sempre votei à esquerda, e acho que tem razão. Tem de haver medidas fortes contra os parasitas da sociedade!
    Fernando

    ResponderEliminar
  6. a Ana(sem S) pode ter razão: "Quem não quer escola devia ser orientado noutro sentido"
    ... mas pagarem propinas, todos ou alguns, santo Deus!!

    ResponderEliminar
  7. Não é com propinas que se educam os faltosos!

    ResponderEliminar
  8. Mae querida, finalmente um texto mesmo a direita! Eu ja defendo isso ha muito tempo. A mania das igualdades cegas so atrasa o pais. Avisa-me quando for possivel pedir uma indemnizacao. Porque por causa desses parasitas nunca se podia avancar como devia.
    Mil beijos, Filipa

    ResponderEliminar
  9. Não concordo com as propinas, mas tem que haver uma solução para o estado actual do ensino. Quem não quer estudar, tem que seguir outro caminho - não sei qual - mas quem quer estudar não pode continuar a ser prejudicado pelos que andam pelas escolas a passear e a perder tempo.
    Passa um governo e outro e outro e as coisas só pioram.
    Assusta pensar como vai ser o futuro.
    Boa semana!

    ResponderEliminar