quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Quase Natal

É quase Natal! E de nada adianta dizer que o tempo voou, que parece que ainda há pouco estavamos a comer as passas para tentar garantir, com pouco sucesso, um 2012 cheio de coisas boas...
O Natal está aí e, apesar da crise, é tempo de ir às compras e de escolher um presente para cada uma das crianças próximas, e dos adultos mais queridos. Eu sou uma defensora acérrima dos presentes de Natal! Ao contrário de muita gente, não acho que o facto de darmos presentes queira dizer que somos consumistas, ou materialistas. Para mim, pensar nos outros, passar tempos a imaginar o que cada um gostaria de receber, procurar aquele presente para aquela pessoa, é um acto de ternura e de fraternidade! Gosto de escolher os presentes que ofereço, com calma, conferindo identidade a cada um. Não é o presente que está em causa, menos anda o seu valor, é, sim, a oportunidade (cada vez mais rara) de se dizer a quem se gosta que pensamos nele/a.
Habitualmente, faço as minhas compras de Natal na minha cidade. É o presente, pequenino, que ofereço a Portalegre! Gosto de subir e descer a Rua do Comércio, de olhar rostos que conheço de sempre, de sair dizendo FELIZ Natal. Acho que é aquele telurismo (provinciano?) que me define...
Lembro-me de comprar o boneco que gatinhava, os polly pockets com malinhas, e sempre livros. Muitos livros!
Ontem, iniciei as minhas compras e cheguei a casa com o coração desfeito. A minha rua do Comércio, o coração da minha cidade, está a agonizar. Há mais espaços fechados do que abertos, há mais sorrisos tristes do que alegres, há mais que Deus nos ajude, do que Feliz Natal! Temos de fazer alguma coisa. Se morrem as pequenas comunidades, morre  a vida no que ela tem de mais verdadeiro! Este ano, gostava de fazer um desafio de ternura e afecto aos portalegrenses como eu: - Vamos fazer greve às grandes superfícies, vamos ignorar os grandes empresários que levam o dinheiro para outros países, e vamos gastar o pouco dinheiro que temos no Comércio Tradicional da nossa cidade!
Portalegre merece um presente de Natal! A nossa presença nas ruas, a nossa cumplicidade activa na luta pela sobrevivência.

6 comentários:

  1. Vamos ao comércio tradicional! Vamos!
    (como não há dinheiro compro-te um chupa de morango em forma de coração, sim?)
    Mas na noite da consoada, ao deitar, tenho um presente melhor, mais sentido e não é de compra, foi feito por mim pensando só e exclusivamente em ti..

    Mil beijos e abraços

    ResponderEliminar
  2. Olá! Cheira-me, que vai dormir com o Manuel Bernardo na noite de consoada..., ou então c'a Menininha, a mana dele...

    Adiro ao comércio local completamente! A Setôra é uma grande mulher, e uma grande cidadã, e uma grande professora, e os Portalegrenses deviam beijar o chão onde a Setôra "bota" os pés!!

    Lembro que, está quase na hora de ir procurar musgo para fazer o Presépio. Também, verificar, se a vaquinha e o burrinho estão em condições...

    Feliz Natal...

    ResponderEliminar
  3. FINALMENTE alguém pára com a conversa de que o Natal é só económico! obrigado!
    Manuel

    ResponderEliminar
  4. Também fui à Rua do Comércio... Dá dó!
    Ana S.

    ResponderEliminar
  5. A menininha e a Carlota!
    Mae eu ja levo td comprado, desculpa!
    Beijinhos,
    Filipa

    ResponderEliminar
  6. De acordo contigo! São as pequenas lojinhas que precisam de ter gente neste Natal! Estou a fazer o mesmo por aqui, ao pé do mar...
    tem de ser, se não...parece que só falamos e nada fazemos! Vou comprar no pequeno comércio este Natal! E comprar de preferência o que for feito em Portugal!
    Bom Natal!
    Ó Filipa, há sempre alguma coisinha que falta... beijinhos às meninas todas e ao M.B.

    ResponderEliminar