segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

AZEVIAS

As montras já estão cheias de tentadoras azevias. Eu prefiro as de Castelo de Vide, com a massa muito fininha e o verdadeiro recheio de grão de bico, pelado à mão. As azevias são um dos meus doces preferidos! Mais até do que pelo sabor em si, que é delicioso, trazem-me sempre memórias de tempos de felicidade, de casa cheia de cheiros diferentes e vazia de saudades e ausências. Revejo os tabuleiros cheios dos fritos, bem alinhadinhos, deixando a minha mãe aflita com a falta de espaço para pôr tanta coisa... Em minha casa, tudo - tudo Natal - começava no dia 8 de Dezembro. Nesta data, dizia o meu Pai, festejava-se o Natal pequenino. Curiosamente, era, para mim, enorme...

5 comentários:

  1. Ai, ai... é a época das tentações. Eu também adoro azevias!
    Ana S

    ResponderEliminar
  2. O Natal chega sempre cheio de memórias...

    João

    ResponderEliminar
  3. Azevias e perú! É um enjoo...

    Isabel

    ResponderEliminar
  4. Tenho saudades de Portalegre...
    Ana

    ResponderEliminar
  5. Como é que eu vou apanhar aqui azevias de Castelo de Vide?

    No dia 8 de Dezembro, também tenho o hábito de fazer o meu presépio e fazer "rabanadas" (fatias douradas). Este ano, até comprei um bolo rei, não porque seja gulosa, só para ajudar o "comércio local" da Baixa! Estava quentinho ainda...- Mas o que eu queria mesmo, era ver à frente, esses tabuleiros cheios de fritos alinhados que a Setôra anda a ver na memória!

    Feliz tempo de Natal!!

    ...não me sai da cabeça...azevias de Castelo de Vide, azevias de Castelo de Vide...

    ResponderEliminar