segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Era boato...

Afinal, era boato. Passos Coelho garantiu que nunca falou em copagamentos na escolaridade obrigatória e, assim, fica tudo em paz. Alguns jovens continuarão a ir às aulas quando não estiverem cansados, nem tiverem nada de mais interessante para fazer; outros continuarão a tentar aprender para, um dia, poderem, finalmente, abandonar o país e obterem sucesso no estrangeiro.
 Está tudo certo e de acordo com as normas de facilitismo que, há tempo demais, imperam em Portugal!
 A indignação de quem me lê, (alguns), com a minha hipótese de fazer os faltosos e vadios sentirem o custo do seu desinteresse, já não faz sentido. Ainda bem. Ainda bem, porque eu não quero escandalizar ninguém. Mas ainda mal porque, de verdade mesmo, penso (e sinto) que tem de haver uma grande mudança nas políticas educativas se queremos, um dia, ter um país que funcione!
Às vezes, quase concordo com alguns amigos que dizem que temos o que merecemos... Se queremos só direitos, só facilidades, um estado paizinho e tutor, desresponsabilização individual e igualdade de diferentes, temos aquilo que merecemos: - Um país de ignorantes e vadios!
No entanto, eu sou portuguesa e, na sua maioria, gosto dos portugueses! Recuso-me a acreditar que estejamos fadados para a miséria em que vivemos!

6 comentários:

  1. Talvez pagar não seja solução, mas é indispensável que se combata, a sério, o facilitiso e o desinteresse! Concordo consigo!
    João

    ResponderEliminar
  2. De vez em quando sooam uns "boatos" para testar a gente... Depois, saem leis!
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Eu também acho que não temos o que merecemos. NINGUÉM merece viver num país assm...
    Manuel

    ResponderEliminar
  4. agora já todos concordam que pagar, não?...
    como o mundo é vário!!

    ResponderEliminar
  5. Mae eu faco parte dos teus amigos que acham que cada um tem o que merece! Isso da escolaridade obrigatoria e gratuita e uma ilusao! Na realidade nao e obrigatoria, ha quem so va de vez em quando e quando quer e muito menos e gratuita.
    Nao pode haver direitos sem responsabilidade, e em Portugal ainda nao entenderam isto.
    Beijinhos
    Filipa

    ResponderEliminar
  6. Temos o que merecemos ? ó minhas queridas !
    Um país de ignorantes e vadios ? ó meus amores !
    Então..?

    ResponderEliminar