sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Coisas Sérias

Ecoa a notícia recente nesta noite de insónia: - Cresceu o número de mães adolescentes! Sou professora, sou mulher, e este facto preocupa-me. Acho que também sou responsável. Porque, de facto, acho que a sociedade inteira é responsável por esta aberração. Desde 2009 que a educação sexual, por lei, é obrigatória nas escolas. Todos os anos, em todas as escolas, os conselhos de turma elaboram projectos e os alunos são alvo  - ALVO! - de educação sexual. 
No entanto, por incrível que possa parecer, o resultado não é nenhum. Porquê? O que está a falhar? Pessoalmente, creio que está a falhar tudo, desde a Lei, às práticas. 
Falha a Lei na regulamentação de doze horas para o secundário e terceiro ciclo, e seis para o básico (absurda), na proposta de temas e na falta de formação generalizada para os professores. Falha a prática quando, por vezes, (felizmente há excepções), se dividem as horas por todas as disciplinas, ou pelas mais disponíveis, e se fazem uns trabalhinhos de grupo, umas sessões de informação, ou umas visualizações de filmes que os miúdos sabem de cor. 
Creio que a gravidez na adolescência, como outras situações comportamentais dos adolescentes, não acontecem por falta de informação. Informação há muita!O que falta é formação, educação, apropriação dessa mesma informação. Ninguém muda comportamentos por Decreto, e os adolescentes não são excepção. Creio que é fundamental que a educação sexual se torne parte do todo que é (ou deve ser) a educação de qualquer indivíduo, acontecendo de forma articulada e continuada e não, apenas, para cumprir horas superiormente determinadas. 
Uma jovem mãe, uma adolescente com um filho nos braços, é um problema que a todos deve preocupar! A mim, preocupa imenso! Como me preocupa ver os meus alunos  a fumar à porta da escola (porque lá dentro é proibido), como me preocupa ter alunos que faltam diariamente e não são incomodados por isso! Continuamos, penso eu, a brincar à educação e,  deste modo, estamos a trair os nossos jovens, estamos a impedi-los de serem, de facto, PESSOAS! 

3 comentários:

  1. Falhou todo o sistema de educação que, em vez de formar e educar Pessoas, se preocupa com obter as melhores notas, em criar leis que facilitem, em mostrar superficialidades...
    Ficou por fazer toda uma reforma do Ensino e da Educação. Pelo contrário! Apurou-se no facilitismo, no "copy and past", na agressão, no desrespeito...
    Transformaram as Coisas Sérias, em Coisas de Brincar.

    ResponderEliminar
  2. Aulas de educação sexual: SIDA e Prservativos!!

    Ana S

    ResponderEliminar
  3. Um excelente post! Bom fim de semana. querida amiga!

    ResponderEliminar