quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Hipocrisia

Cada vez tenho mais dúvidas em relação ao sistema educativo português! Sinto, e sinto-o diariamente, que faço parte de uma teia de hipocrisia social onde o parecer tem muito mais importância do que o ser.  Vem isto, hoje, a propósito do meu doloroso quotidiano profissional...
Em Portugal, no meio da loucura vigente, não importa muito (ou nada) que os alunos aprendam, que desenvolvam competências, que se tornem Pessoas. O que interessa é o que fica nos mil e muitos documentos...
Os professores devem apresentar estratégias para que os alunos progridam mas, curiosamente, os alunos são apenas o alvo dessas estratégias  e não, como me pareceria razoável, agentes no mesmo! Como é possível ensinar a quem não quer aprender? Como é possível ensinar, ou ajudar a aprender, se não se valoriza o trablho individual, o empenhamento de cada aluno?!  Fico revoltada sempre que me exigem, nos exigem, que faça mais propostas para melhorar o sucesso e, simultaneamente, me impedem de propor aos alunos que trabalham com seriedade. A nossa Escola Pública está a tornar-se um espaço para certificação de incompetências e nós, professores, somos os funcionários públicos que assinam documentos e preenchem grelhas!
Eu bem sei quem merecia ser grelhado...

3 comentários:

  1. Ando à espera de a ouvir denunciar os Cursos Profissionais da sem vergonhice...
    Ana S.

    ResponderEliminar
  2. Oh setôra, não deve ser bem assim... Lembro-me bem do que me fazia trabalhar!!

    João

    ResponderEliminar
  3. Ter o título de professor é fácil... SER PROFESSOR é que é mais complicado, não é SENHORA PROFESSORA?

    ResponderEliminar