segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

VINGANÇA

" Olho por olho, e o mundo acabará cego." - Mahatma Gandhi
Parece uma frase óbvia, de verdade indiscutível. No entanto, diariamente assistimos à prática da vingança, à argumentação com base no "tu fizeste, eu também posso fazer" - "Tu  erraste, eu também posso errar". Claro que sei que somos humanos, não deuses, mas faz-me alguma confusão esta ideia de vingança contínua. Custa-me ver a facilidade com que se condena, como se procura, no fundo, justificar erros próprios com erros alheios. Sei que é mais fácil apontar o dedo ao outro, do que olharmo-nos no espelho da nossa consciência, mas, ainda assim, chateia-me!Já estamos habituados  a ver o PSD desculpar-se com o PS, e a inversa também é verdadeira... Mas, a mim, o que me chateia mesmo é que isto aconteça entre amigos, entre pessoas próximas que deveriam conhecer  o respeito pelo outro e, como humanos,  saber o valor do perdão. De longe olho a sociedade, o mundo que contrariada integro, e tenho vontade de fugir. Não gosto de  viver neste mundo!

2 comentários:

  1. E haverá lugar, no mundo dos homens, onde a inveja, a vingança, o desrespeito, a intolerância... não existam?
    Parece que não!

    ResponderEliminar
  2. Setôra, é este o mundo que temos e a setôra faz falta nele! Mas tem razão, é mais fácil apontar o outro, do que apontarmo-nos a nós.

    Ana S.

    ResponderEliminar