domingo, 13 de janeiro de 2013

D. Maria II

Ler é, cada vez mais, a minha forma preferida de ocupar o (pouco) tempo livre que sobra dos mil afazeres profissionais. Nas páginas dos meus livros refugio-me sempre, perco-me por vezes...
Mas isso não interessa porque é de um livro que me apetece falar, e não dos meus sentires que a ninguém dizem respeito.
Acabei há pouco de ler mais um romance histórico, D. Maria II -  Tudo por um Reino, de Isabel Stilwell. Não é uma obra prima, não é um romance histórico arrebatador, mas é uma obra escorreita que se lê com prazer e com interesse. Acho piada, confesso, aos diálogos actualizados e farto-me de rir ao imaginar uma rainha, no séc. XIX, a dizer ao marido "Oh Fernando, páre lá com essa conversa fiada e veja se mete esses ministros na ordem!". Enfim... Vem isto a propósito, apenas, da história do nosso país. Sempre, pelo que tenho lido e estudado, fomos um povo maltratado, explorado, injustiçado! Sempre vivemos na penúria e os nossos governantes sempre fizeram as piores opções no que diz respeito à economia e à estratégia política. Os nossos políticos sempre se submeteram aos estrangeiros, sempre foram subservientes, sempre se preocuparam mais com o parecer do que com o ser. Se à mulher de César não bastava ser, era preciso parecer, aos políticos portugueses não era preciso ser, bastava parecer... D. Maria era aconselhada pela sua prima Vitória, apoiada pelos ingleses, mas continuava a asneirar, parecendo fazer uma coisa, e fazendo outra. Nós, hoje, somos crucificados pela troika e continuamos a aguentar, parecendo acreditar que estamos no caminho certo.... Será o destino? Ou mera estupidez?!

2 comentários:

  1. Nunca pensámos por nós próprios... fomos sempre atrás dos outros...
    Mesmo no período áureo dos descobrimentos, não teremos servido de balão de ensaio aos ingleses, que nos utilizaram como lebre, para ver no que dava a descoberta de novos mundos e, depois, eles criarem o seu próprio Império?
    E de nós, o que resta?

    ResponderEliminar
  2. Mera estupidez...
    Para além dos Descobrimentos não fizems nada digno de nós, porque somos "uma Maria vai com os outros"!!

    ResponderEliminar