domingo, 21 de outubro de 2018

CONFIANÇA

Os CFAE, para quem não está muito familiarizado com a sigla, são os Centros de Formação de Associação de Escolas. Existindo há já 25 anos, têm vindo, ao longo do tempo, a tornar-se uma estrutura de apoio fundamental às escolas e à educação. No CFAE encontra-se formação, esclarecem-se dúvidas, constroem-se bases de dados que permitem faer uma radiografia real de muitos aspectos das escolas associadas e, sobretudo, pensa-se a Educação. No CFAE a que pertenço, o CEFOPNA, há ainda uma revista online, http://cefopna.edu.pt/revista/, onde, desde 2010, se discute a Educação, se confrontam ideias, se mostra o que as escolas associadas entendem dever mostrar. Para mim, os CFAE são espaços de liberdade!
Com as transformações que, nos últimos dois anos, têm (finalmente) sido propostas às escolas, os CFAE viram o trabalho aumentar mas, ainda assim, não baixaram os braços.
No último fim-de-semana, participei no XIV Congresso dos CFAE, em Santo Tirso. O que eu ouvi de novas possibilidades de sentidos para a escola!! 
Foram dois dias intensos, mas, para mim, ricos de informação de muita qualidade. Destaco, de tantas e tão boas comunicações, a intervenção da Professora Ariana Cosme. Confesso que tinha altas expectativas, mas foram superadas. Ouvi-a e emocionei-me.
Não vou desistir, enquanto puder pensar e agir, de ajudar a transformar a Escola Pública Portuguesa no espaço de aprendizagem em liberdade e de liberdade que Ariana Cosme defende. E, é bem verdade, a Síria , África, a Venezuela, estão logo ali. Perto de nós. A exigir uma reação que só terá efeito se a actual geração for educada para a prática da Humanidade!
Tenho andado desiludida, com vontade de me render. Este Congresso injectou-me, mais do que esperança, confiança. 
Há-de acontecer a aprendizagem real, para todos, como todos!

1 comentário:

  1. Fora do comentário. Luísa pode passar no meu blog e dizer de sua justiça na caixa de comentários?
    Este pedido não necessita de ser aceite, como se compreende,
    Obrigada
    Dalma

    ResponderEliminar