terça-feira, 30 de outubro de 2018

PALAVRAS

Gosto de palavras. E oiço Eugénio de Andrade "Há palavras que nos beijam(...)" há palavras que nos mimam, há palavras que nos agridem, acrescento. E são as palavras que nos fazem! Cada pessoa, na sua fantástica individualidade, tem forma de falar que lhe confere identidade. Acho eu! Há pessoas que privilegiam o calão, há as que usam muletas, há as que optam por discursos obesos, cheiinhos de palavras redondas e sem significado de força.
Muitos políticos são exímios em palavras obesas. Constroem discursos redondos, privilegiam a sonoridade em detrimento do conteúdo. Há, e isto incomoda-me, jovens que reproduzem o modelo do discurso redondo convictos de que, se o fizerem gritando, ganham razão... 
Às vezes, acho que deviamos salvar as palavras dos que as usam sem sentido, dos que, como diz Sophia, as prostituem pelas ruas.
Eu gosto tanto de palavras! E tenho tanta pena de as ver mordidas de raiva, enroladas em des-sentidos!

Sem comentários:

Enviar um comentário