sábado, 22 de setembro de 2012

EM TI

Às vezes, assim num repente de vida, surgem frases como flashes que nos ajudam (a mim ajudam) a vencer o quotidiano (não é vencer no quotidiano, não foi gralha!).
Aconteceu-me recentemente, numa das mil conversas sobre a crise e as dificuldades da vida, ouvir de uma amiga a frase nunca haverá paz enquanto não se estiver em paz consigo mesmo. A paz é individual, primeiro. Eu, que sempre procuro a paz e vivo ansiando por ela, fiquei a pensar na afirmação, deixada cair sem pretensiosismos ou busca de protagonismo. E concluí que a minha amiga tem toda a razão do mundo! A paz tem de  existir dentro de nós mesmos, primeiro, para poder ser passada aos outros.
 O problema é: - Como se conquista a paz individual?
Por mais que pense e repense, concluo sempre que a confiança, a verdade, a liberdade e o respeito por nós próprios são a minha paz! Como dizia Caeiro, na conversa entre o Poeta e o Pastor "a mentira está em ti."

1 comentário:

  1. Concordo plenamente contigo e com essa tua amiga. A Paz começa por nós e em nós. Sem dúvida. A tua Paz? pensa em nós, tuas filas, que te adoramos mais que tudo;pensa nos teus netos lindos e na que vem a caminho e aos quais fazes toda a falta do mundo!; pensa nos teus alunos que todos os dias aprendem a sonhar contigo; pensa na forma como nos educaste,a mim e a minha irmã. Pensa na pessoa e na MÃE maravilhosa, única, fantástica que és.
    Os outros? Os que gostam de julgar a vida alheia,que gostam de falar mal de tudo? Esses que se LIXEM!
    Beijo

    ResponderEliminar